Grupo alemão precisa da empresa portuguesa para crescer no setor e se compra falhar torna o objetivo mais difícil de concretizar. Especialistas analisam outros cenários e riscos.
A resolução estabelece que o processo de privatização terá quatro etapas: pré-qualificação, com duração máxima de 60 dias; propostas não vinculativas, com prazo até 90 dias; propostas vinculativas, também com prazo até 90 dias; e eventual negociação
Chefe de Estado tinha vetado proposta do Executivo de Costa em outubro de 2023.
Valor de mercado será base da oferta dos interessados na aquisição dos 49,9% do capital da TAP. Governo tem avaliações atualizadas mas só serão divulgadas após apresentação de propostas de compra.
Quem diria que os problemas relacionados com a gestão de uma companhia aérea seriam acompanhados pelo público como se de uma novela se tratasse. Foi assim porque a TAP já queimou muitos políticos.
Chefe de Estado afasta hipótese de que Governo venha a alienar mais capital da transportadora aérea.
Numa primeira fase, será privatizado 49,9% do capital da companhia aérea, através do modelo de venda direto, reservando até 5% para os trabalhadores. Partidos reagem entre quem concorda e quem lamenta
Governo quer alienar até 49,9% do capital da companhia aérea através do modelo de venda direta.
A ideia, de acordo com o primeiro-ministro, é que a empresa seja «rentável e bem gerida, bem gerida e enquadrada num contexto de ser competitiva, financeiramente sustentável, e estar ao serviço do interesse estratégico do país».
A capacidade da TAP em injetar tráfego intercontinental no modelo de hub é fator decisivo da sua sustentabilidade
O grupo IAG tem oito companhias aéreas, entre elas a British Airways, e Iberia, a Vueling e a Aer Lingus
Garantia foi dada pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz
Governo tem dois objetivos para a venda da TAP: a manutenção do ‘hub’ de Lisboa e o desenvolvimento em termos de rotas; e tentar recuperar a médio ou longo prazo parte do dinheiro que o Estado injetou na recuperação da companhia aérea
Montenegro disse ainda que o Governo pretende replicar o que aconteceu em 2015
Consórcio Newtour/MS Aviation foi o único candidato aprovado no concurso para a compra da Azores Airlines
Sociais-democratas contra-atacam e fazem perguntas sobre os 55 milhões pagos a David Neeleman.
O empresário respondia às “notícias publicadas com base no relatório da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) relativo às contas da TAP”
“Todo o cabal esclarecimento será feito”, afirmou esta terça-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação.
Posição na ordem dos 20% está avaliada entre 180 e 200 milhões de euros