É no 7.º e no 2.º ano de escolaridade que os alunos mais chumbam, apontam dados do Ministério da Educação. Municípios com poucos alunos estão entre os que têm taxas de retenção mais baixas.
Médias dos exames do 9.º ano e do secundário estão em reta ascendente na escola pública. Entre as 100 escolas mais bem classificadas, as públicas estão a ganhar cada vez mais terreno às privadas.
Revisitando o artigo com o mesmo título que escrevi o ano passado, recupero o seu conteúdo, ainda que com a introdução de uma ou outra ideia, nas palavras que para alguns já foram alvo de uma leitura atenta e/ou já foram escutadas.
Apesar da muita contestação, todos os anos temos os rankings das escolas. E felizmente. Estes têm limitações; mas também têm virtudes.
Este ano há 244 escolas secundárias, públicas e privadas, onde os professores deram uma nota três valores acima da classificação conseguida pelos alunos no exame nacional. São mais 12 escolas a inflacionar notas face ao ano passado.
A divulgação dos resultados do desempenho dos alunos nas provas finais do Ensino Básico e exames do Ensino Secundário é em si mesmo um acto de transparência que me parece ser tempo de voltar a defender.
Saiba que lugar ocupa a escola dos seus filhos no panorama nacional
As aplicações estão a mudar a relação dos pais com as escolas. Mas será que a monitorização constante das crianças não trará resultados negativos?
A taxa de abandono escolar alcançou o mínimo histórico no ano passado, fixando-se nos 11,8%
Católica é a melhor escola de gestão em Portugal