Escolas fazem inquérito para saber quem é filho de ciganos ou africanos

A Direção-Geral da Educação terá autorizado a realização do questionário

Escolas fazem inquérito para saber quem é filho de ciganos ou africanos

Os pais dos alunos de pelo menos duas escolas do 1.º Ciclo do Grande Porto receberam um inquérito com questões acerca da ascendência dos alunos.

Segundo o Jornal de Notícias, este inquérito levou a que alguns dos pais apresentassem denúncias no Alto-Comissariado para as Migrações (ACM), na Comissão para Igualdade e Contra a Discriminação Racial e também junto de Rosa Monteiro, secretária de Estado da Cidadania e Igualdade.

O jornal avança ainda que o inquérito questionava se a origem do pai ou da mãe era "portuguesa, cigana, chinesa, africana, Europa de Leste, indiana, brasileira" ou outra.

"Fui levar o meu filho à Escola do Estádio do Mar, em Matosinhos, e entregaram-me um envelope com uns papéis a dizer que fui selecionado para participar numa investigação. É um questionário tolo com perguntas racistas", disse o pai de um aluno, citado pelo JN.

O inquérito foi organizado por uma empresa de consultadoria em economia comportamental, a CLOO, e coordenado pela investigadora Diana Orghian, com o objetivo de "melhorar os métodos educativos em Portugal”. A coordenadora, em declarações ao JN, terá dito que a Direção-Geral da Educação autorizou a realização do questionário. A DGE reagiu e garante “nada ter a ver com o estudo”.