A maioria é sobre faturação excessiva. Para celebrar o Dia Mundial da Energia, que se celebra esta quarta-feira, a Deco, com o apoio da ERSE, lançou uma plataforma que ajuda o consumidor a poupar na conta do gás e eletricidade.
No rescaldo do Dia Mundial do Consumidor, fez-se um levantamento dos setores reclamados e sobre os seus direitos. Saiba onde pode reclamar e prazos a respeitar.
Número de queixas cresce pelo nono ano consecutivo
Em relação ao período homólogo do ano passado, a ERS recebeu mais 30% de reclamações.
Entidades de saúde públicas foram alvo de mais de 2200 reclamações desde o início do ano.
Portal da Queixa recebeu mais de 5500 reclamações dirigidas a entidades públicas até junho.
Número de reclamações baixou em relação ao ano anterior.
Em 2021, regulador recebeu um total de 33633 reclamações e 111 pedidos de informação.
Aumento foi de 7% face ao ano 2020.
Reclamações sobre o setor das comunicações caem no segundo trimestre e aproximam-se dos níveis pré-pandemia, revela Anacom.
Fazer uma reclamação nas plataformas digitais ou redes sociais pode ter efeitos à escala mundial.
Só a CML regista mais queixas neste mandato do que todas as capitais de distrito no mandato anterior.
Cancelamento de contrato, cobranças indevidas e falta de apoio são os principais motivos de reclamação.
Em 2020, deram entrada na Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) 8549 processos de reclamação.
De acordo com a Anacom, na área das comunicações eletrónicas a Meo (Altice Portugal) “foi o prestador mais reclamado, com 35% das 87,6 mil reclamações sobre telecomunicações, seguida da NOS, com 32%, da Vodafone, com 30%, e da Nowo/Oni, com 4%”.
Portal recebeu uma média de 25 reclamações diárias sobre o setor da saúde – um recorde. SNS lidera as queixas.
O Portal da Queixa, voltou a assistir a um novo recorde anual de reclamações registadas: um total de 163.584 (o sétimo ano consecutivo de crescimento da plataforma).
Segundo a Deco, o setor das telecomunicações continua a liderar o ranking das queixas. Também os CTT e a TAP foram das empresas com mais reclamações este ano.