Burcas nas ruas, mesquitas a nascer e queixas de insegurança: na Tapada das Mercês, o Chega venceu num caldeirão multicultural. Muitos votaram sem conhecer o programa, mas querem “mudança”.
Deivid nunca tinha tido o estabelecimento cheio e faturou mais do dobro daquilo a que está habituado. Anabela admite que em 30 anos de trabalho, nunca tinha vendido tanta cerveja. Já Leali afirma que não parou durante nove horas.
Durante o apagão de segunda-feira, os portugueses reagiram todos de maneira diferente. Na Avenida Almirante Reis, ao final do dia, assistimos a uma dualidade de cenários. Se houve quem demonstrasse medo e apreensão, outros aproveitaram para conviver, beber e jogar às cartas.
A Ginjinha Sem Rival abriu portas em 1890 e, desde então, o negócio tem saltado de geração em geração. Agora, corre o risco de fechar pelo proprietário do edifício onde está instalado não querer renovar o contrato de arrendamento. O gerente fala em falta de sensibilidade e pede aos portugueses que ‘lutem’ pela loja.
A 1.ª etapa da missão oceanográfica dedicada às Áreas Marinhas Protegidas Oceânicas (Campanha AMP Oceânicas) do IPMA chegou ao fim. O Nascer do SOL esteve no Último Porto, em Alcântara, para assistir à chegada do navio Mário Ruivo e sua tripulação especializada.
A morte de Catarina Eufémia é finalmente revelada ao pormenor. As ceifeiras de Baleizão recusam-se a trabalhar pela jorna que um patrão lhes paga, e este vai buscar mulheres a outra propriedade e chama a GNR. Com o filho ao colo, Catarina desafia um tenente, que a atira ao chão e desfecha-lhe três tiros.
Depois do sol posto, espalhadas por Lisboa, muitas têm sido as atividades direcionadas para os peregrinos da JMJ. No entanto, há quem prefira desviar-se do caminho e viver a noite do Bairro Alto e Cais do Sodré. ‘Não estamos diante de meninos de coro’, afirma o presidente da Associação de Bares e Discotecas de Lisboa.…
Em Belém, comerciantes e peregrinos convivem harmoniosamente. Mas, para alguns lojistas, o movimento gerado pela JMJ não se reverte em mais retorno. A fé é que está sempre no ar.
Teresa, Carolina, Adalvina, Maria do Carmo, Madalena e Nuno são a prova de que pessoas de todas as idades – neste caso, dos 26 aos 89 anos – acolhem peregrinos vindos dos mais variados pontos do globo e partilham a vontade de bem receber.
É a feira mais antiga do país e já andou por diferentes pontos da cidade. Com a quebra do poder de compra nacional, são cada vez mais os estrangeiros que fazem despesa. Quanto aos portugueses, gastam consoante as suas possibilidades: ‘Uns têm um euro para gastar, outros têm cem’, diz um feirante.
Os ataques dos lobos ibéricos têm sido cada vez mais frequentes, provocando a revolta das populações no norte do país e na Galiza. O Parlamento Europeu já discute se a espécie deve continuar a ser protegida.
São cada vez mais os estabelecimentos na capital que deixaram de aceitar o pagamento em numerário desde a pandemia da covid-19. Atualmente, quem não tem cartão ou MbWay pode ter dificuldades em comprar um pão ou uma cerveja. Mas e as pessoas que preferem continuar com a forma de pagamento tradicional? O que diz a…
As forças de autoridade ficaram em causa com uma reportagem televisiva, onde centenas de agentes são acusados de racismo e xenofobia. MAI divulga processos disciplinares em curso.
Vão completar-se 30 anos desde que a jornalista Felícia Cabrita realizou uma investigação em que ouviu vítimas e militares portugueses que participaram no ‘massacre de Wiriyamu’, que ficaria conhecido como o episódio mais negro da guerra colonial. Há dias, o primeiro-ministro António Costa, em viagem oficial a Moçambique, pediu ‘desculpa’ aos moçambicanos pelo massacre. O…
José Maria Álvares está em Macau há 10 anos. Deixou Portugal quando tinha 22, através de um programa que permitia a jovens licenciados uma experiência no estrangeiro durante seis meses. Hoje diz que Macau é a sua casa
Este momento está a causar várias reações dos internautas no Facebook.
A realidade (ou a sua percepção) tornou-se o grande campo de batalha deste século, com o poder a preferir manobrar num clima de suspeição do que a ser obrigado a caminhar sobre a linha dos factos. Com uma vida dedicada ao jornalismo, Paulo Dentinho, enviado especial e repórter de guerra da RTP, acaba de publicar…
O paradigma mudou e são cada vez mais as mulheres que engravidam depois de completarem o seu quadragésimo aniversário. Há quem espere pela ‘altura certa’, quem adie em consequência da sua carreira profissional, quem seja surpreendido por ela ou quem a veja como a ‘realização de um sonho’. E a verdade é que esta é…
Foram vários os administradores da Fundação que manifestaram incómodo com o facto de a SIC ter transmitido em plena campanha para as presidenciais dois episódios sobre o Chega – parte de um trabalho premiado com uma bolsa pela Gulbenkian que foi agora para o ar.