reportagem


  • Catarina Eufémia. Como morreu a ceifeira que ficou na história

    A morte de Catarina Eufémia é finalmente revelada ao pormenor. As ceifeiras de Baleizão recusam-se a trabalhar pela jorna que um patrão lhes paga, e este vai buscar mulheres a outra propriedade e chama a GNR. Com o filho ao colo, Catarina desafia um tenente, que a atira ao chão e desfecha-lhe três tiros.


  • O outro lado da JMJ: ‘Habemus cerveza!’

    Depois do sol posto, espalhadas por Lisboa, muitas têm sido as atividades direcionadas para os peregrinos da JMJ. No entanto, há quem prefira desviar-se do caminho e viver a noite do Bairro Alto e Cais do Sodré. ‘Não estamos diante de meninos de coro’, afirma o presidente da Associação de Bares e Discotecas de Lisboa.…

    O outro lado da JMJ: ‘Habemus cerveza!’

  • “A minha fé é tão grande que não existem fronteiras”

    Em Belém, comerciantes e peregrinos convivem harmoniosamente. Mas, para alguns lojistas, o movimento gerado pela JMJ não se reverte em mais retorno. A fé é que está sempre no ar.

    “A minha fé é tão grande que não existem fronteiras”

  • Famílias de acolhimento. “Nem imaginam aquilo que nos deram”

    Teresa, Carolina, Adalvina, Maria do Carmo, Madalena e Nuno são a prova de que pessoas de todas as idades – neste caso, dos 26 aos 89 anos – acolhem peregrinos vindos dos mais variados pontos do globo e partilham a vontade de bem receber.

    Famílias de acolhimento. “Nem imaginam aquilo que nos deram”


  • Do engenheiro ao mendigo, a feira da ladra é de toda a gente

    É a feira mais antiga do país e já andou por diferentes pontos da cidade. Com a quebra do poder de compra nacional, são cada vez mais os estrangeiros que fazem despesa. Quanto aos portugueses, gastam consoante as suas possibilidades: ‘Uns têm um euro para gastar, outros têm cem’, diz um feirante.

    Do engenheiro ao mendigo, a feira da ladra é de toda a gente

  • Ataques de lobos revoltam populações

    Os ataques dos lobos ibéricos têm sido cada vez mais frequentes, provocando a revolta das populações no norte do país e na Galiza. O Parlamento Europeu já discute se a espécie deve continuar a ser protegida.

    Ataques de lobos revoltam populações

  • ‘Quem não tem cartão não come pão?’

    São cada vez mais os estabelecimentos na capital que deixaram de aceitar o pagamento em numerário desde a pandemia da covid-19. Atualmente, quem não tem cartão ou MbWay pode ter dificuldades em comprar um pão ou uma cerveja. Mas e as pessoas que preferem continuar com a forma de pagamento tradicional? O que diz a…

    ‘Quem não tem cartão não come pão?’

  • PSP e GNR. “Aquilo são chats privados, são expressões de emoções”

    As forças de autoridade ficaram em causa com uma reportagem televisiva, onde centenas de agentes são acusados de racismo e xenofobia. MAI divulga processos disciplinares em curso.

    PSP e GNR. “Aquilo são chats privados, são expressões de emoções”


  • Wiriyamu: A reconstituição no local do crime

    Vão completar-se 30 anos desde que a jornalista Felícia Cabrita realizou uma investigação em que ouviu vítimas e militares portugueses que participaram no ‘massacre de Wiriyamu’, que ficaria conhecido como o episódio mais negro da guerra colonial. Há dias, o primeiro-ministro António Costa, em viagem oficial a Moçambique, pediu ‘desculpa’ aos moçambicanos pelo massacre. O…

    Wiriyamu: A reconstituição no local do crime

  • “Macau é um sítio especial”

    José Maria Álvares está em Macau há 10 anos. Deixou Portugal quando tinha 22, através de um programa que permitia a jovens licenciados uma experiência no estrangeiro durante seis meses. Hoje diz que Macau é a sua casa

    “Macau é um sítio especial”

  • Mulher filmada em direto a roubar cenouras num mercado de rua em Coimbra

    Este momento está a causar várias reações dos internautas no Facebook.

    Mulher filmada em direto a roubar cenouras num mercado de rua em Coimbra

  • Paulo Dentinho. “No jornalismo temos de nos pôr a nós próprios primeiro em causa”

    A realidade (ou a sua percepção) tornou-se o grande campo de batalha deste século, com o poder a preferir manobrar num clima de suspeição do que a ser obrigado a caminhar sobre a linha dos factos. Com uma vida dedicada ao jornalismo, Paulo Dentinho, enviado especial e repórter de guerra da RTP, acaba de publicar…

    Paulo Dentinho. “No jornalismo temos de nos pôr a nós próprios primeiro em causa”


  • “Essa ideia de que somos demasiado velhas para gerar uma vida é ilusória!”

    O paradigma mudou e são cada vez mais as mulheres que engravidam depois de completarem o seu quadragésimo aniversário. Há quem espere pela ‘altura certa’, quem adie em consequência da sua carreira profissional, quem seja surpreendido por ela ou quem a veja como a ‘realização de um sonho’. E a verdade é que esta é…

    “Essa ideia de que somos demasiado velhas para gerar uma vida é ilusória!”

  • Reportagem da SIC sobre o Chega incomoda Gulbenkian

    Foram vários os administradores da Fundação que manifestaram incómodo com o facto de a SIC ter transmitido em plena campanha para as presidenciais dois episódios sobre o Chega – parte de um trabalho premiado com uma bolsa pela Gulbenkian que foi agora para o ar.

    Reportagem da SIC sobre o Chega incomoda Gulbenkian

  • Português com amnésia encontrado em São Paulo será procurado pela justiça portuguesa

    Segundo uma reportagem da Record TV, o homem com cerca de 50 anos terá cometido crimes de burla em Portugal e também no Brasil, onde terá defraudado pelo menos cinco pessoas.

    Português com amnésia encontrado em São Paulo será procurado pela justiça portuguesa

  • O Natal diferente de Luís

    Nunca casou. Foi um herói anónimo de Abril, participou em ocupações no Alentejo, tornou-se mariscador, tuberculizou, ficou diabético – e agora amputaram-lhe um pé. É uma vítima colateral da covid. Porque faz parte da lista negra de 11 milhões de portugueses esquecidos por não serem portadores do vírus. Vive num lar, como quem vive numa…

    O Natal diferente de Luís


  • Centros de Saúde. “As equipas chegaram ao limite, estão sobrecarregadas”

    Em plena pandemia, como é realizado o atendimento aos doentes não-covid nos centros de saúde? O SOL tentou dar resposta a esta questão ao visitar unidades, da região de Lisboa, com falta de médicos de família.

    Centros de Saúde. “As equipas chegaram ao limite, estão sobrecarregadas”

  • Covid-19. Histórias de pobreza e solidão

    Com mais duas histórias, o SOL prossegue a descoberta de personagens a quem a covid-19 roubou a alegria de viver. De um lado um palhaço que antes fazia rir e hoje só tem vontade de chorar – vive numa roulotte com um filho doente. De outro um cozinheiro que comeu cogumelos envenenados e que, doente,…

    Covid-19. Histórias de pobreza e solidão

  • Covid-19. Os pobres da pandemia

    O novo vírus tem levado tudo à frente. Ceifa e destrói vidas. Há pessoas em Portugal que viviam bem e hoje esquadrinham nos caixotes do lixo o alimento para as suas famílias. O SOL fez a viagem ao dia-a-dia de algumas destas pessoas que parecem viver num pesadelo inventado e descobriu outras – como a…

    Covid-19. Os pobres da pandemia