A APRITEL considera que as novas regras de ‘roaming’ na Europa pressionam as receitas dos operadores móveis portugueses e são prejudiciais para Portugal.
O fim do roaming na União Europeia (UE), a partir de 15 de junho, pode significar um aumento dos preços das telecomunicações nos mercados internos, em especial nos países do sul da Europa.
Comissão Europeia, Conselho Europeu e Parlamento Europeu definiram os valores que vão ser aplicados já este ano. A mudança nos dados móveis vai ser faseada.
O Conselho da União Europeia anunciou esta quarta-feira, em comunicado, que chegou a um acordo informal.
A partir de junho vai ser possível fazer comunicações desde qualquer país da UE sem gastar mais.
Em causa está o “elevado” número de dias de roaming gratuito e que pode chegar aos 90
As novas regras de roaming entram em vigor no dia 15 de junho do próximo ano.
As chamadas recebidas em roaming ficam 77% mais baratas a partir de hoje, segundo novas regras definidas pela Comissão Europeia. Cada chamada passa a custar 1,14 cêntimos por minuto sem IVA, quando o preço estava em cinco cêntimos.
Os preços das chamadas em roaming vão baixar a partir de 30 de abril. No caso das chamadas recebidas o preço vai baixar 77%, passando dos atuais 5 cêntimos por minuto para 1.14 cêntimos por minuto (preços sem IVA).
Depois da Vodafone ter anunciado que iria eliminar as tarifas de roaming, agora é a vez da NOS reduzir os preçoas das chamadas, mensagens e dados feitos Europa.
A gigante da telecomunicações Vodafone acabou da anunciar o fim das tarifas de roaming para a Europa. A marca antecipa desta forma a resolução da Comissão Europeia, que visava o fim das tarifas para junho de 2017.
O preço das chamadas recebidas em roaming vai reduzir-se em 77%, passando dos atuais 5 cêntimos por minuto para 1.14 cêntimos por minuto, de acordo com as novas regras da Comissão Europeia, que entrarão em vigor a 30 de abril de 2016.
A Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (APRITEL) considerou hoje que a extinção das tarifas de ‘roaming’ dentro do espaço europeu a partir de 2017 irá prejudicar os consumidores portugueses em favorecimento dos do Norte da Europa.
O Parlamento Europeu vai votar hoje, em Estrasburgo, as novas regras sobre o mercado de telecomunicações que irão abolir as tarifas de itinerância (roaming) na União Europeia a partir de 15 de junho de 2017, sob condições.
O Conselho da União Europeia (UE) e o Parlamento Europeu chegaram hoje a acordo sobre a abolição das taxas de ‘roaming’ dos telemóveis no espaço europeu a partir de 15 de junho de 2017, sob condições.
Cerca de 50 mil organizações europeias de consumidores e empresas já assinaram a petição lançada no início deste mês para apoiar o Parlamento Europeu na eliminação das tarifas de ‘roaming’ a partir de dezembro.
Os preços do ‘roaming’ vão baixar mais de 50% a partir de terça-feira na União Europeia, mas a Comissão espera que os Estados-membros tomem medidas para eliminar totalmente esses encargos até ao final do ano.
Caso esteja a pensar viajar para outro país da União Europeia a partir de dia 1 Julho a factura do telemóvel vai ficar mais leve.