Ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz, a UE já tinha aprovado em 2023 um apoio de 20 milhões de euros às forças que combatem os grupos terroristas na região.
Paul Kagame discursou, de forma virtual, no Fórum de Segurança Global no Catar que se realizou esta semana.
Plano deverá ser colocado em prática após a ratificação por parte do rei Carlos III, anunciou o primeiro-ministro conservador, Rishi Sunak.
O governante vai debater as relações bilaterais e regionais, bem como outros temas da agenda internacional.
Com a proteção de guardas florestais e as receitas do turismo, esta espécie está em vias de deixar de ser uma das espécies mais ameaçadas do mundo.
A estação das chuvas é um perigo grande num país com muitas encostas como o Ruanda, a maior parte das quais são habitadas e utilizadas para o cultivo, e é ainda pior neste mês de maio, uma vez que a Agência Meteorológica do Ruanda avisou que a precipitação será ligeiramente superior aos níveis normais em muitas…
O primeiro voo para o Ruanda foi marcado para ontem. No mesmo dia, o autoritário regime ruandês, suspeito de perseguir dissidentes, foi acusado de invadir a vizinha RD Congo.
Rusesabagina passou de ícone consensual a apologista da luta armada contra Kagame, acusado de gerir um “esquadrão da morte” que faz vítimas em Moçambique.
Ruandeses avançam em Cabo Delgado, sul-africanos e botsuaneses estão a caminho, portugueses treinam as forças de elite. O medo é que vire tudo um caos, avisam investigadores.
Em tempos o homem mais rico do Ruanda, Kabuga nasceu na pobreza e traçou caminho até às mais altas esferas do poder. O seu ódio aos tutsis ressoava através da rádio RTLM, escutada como a ‘voz de Deus’ pela população. Entretanto, Kabuga importava quantidades massivas de machetes para as milícias hutu.
Para além dos robôs, as autoridades ruandesas estão a apostar em soluções tecnológicas inovadoras para combater o novo coronavírus e também estão a utilizar drones.
Estas mulheres encontram-se inseridas num grupo de cerca de 3600 reclusos que foram libertados e dá seguimento a um perdão decretado pelo Presidente do Ruanda, que, em outubro, libertou outras 52 mulheres presas por aborto.
Félicien Kabuga, um empresário de 84 anos, é suspeito de financiar as milícias hutu que massacraram cerca de 800 mil pessoas no Ruanda, em 1994 – terá importado grandes quantidades de machetes.
No Ruanda não há registo de pessoas infetadas pelo novo coronavírus, no entanto, há várias medidas de prevenção para impedir o contágio.
Após escapar do genocídio do Ruanda, o senhor da guerra tutsi Bosco Ntaganda tornou-se um dos líderes das milicias que disputam a região congolesa de Ituri, rica em minérios.
França investiga a sua cumplicidade com o massacre e os órfãos ainda procuram as suas famílias
O Tribunal Penal Internacional para o Ruanda (TPIR), condenou no sábado 61 controlos militares, políticos e religiosos pelo assassinato de 800 mil pessoas, em cem dias de violência atroz em 1994, numa batalha entre hutus contra tutsis e moderados tutsis.
O chefe dos serviços secretos do Ruanda, Emmanuel Karenzi Karake, acusado de genocídio pela justiça espanhola, foi detido no sábado em Londres, ao abrigo de um mandado de detenção europeu emitido por Espanha, informou hoje o governo britânico.