Valor avultado deve-se ao “número muito significativo de candidaturas em todo o território nacional, continente e regiões autónomas”.
Pelo menos para já, nenhum partido vai avançar com uma proposta para dar a volta à decisão do Tribunal Constitucional (TC) que revogou a condição de recursos imposta às subvenções vitalícias dos deputados desde 2014.
A polémica sobre as subvenções a ex-políticos deixou PS e PSD em polvorosa. Isabel Moreira, a deputada socialista que mais deu a cara pela proposta, tem estado debaixo de fogo, principalmente nas redes sociais.
Durante a tarde de ontem, começou a fazer sentir-se o mal-estar entre os sociais-democratas em torno da proposta de reposição das subvenções vitalícias para políticos. Ao final do dia, já havia vozes de revolta no Facebook.
O líder parlamentar do PSD saudou hoje a retirada da proposta para a reposição das subvenções vitalícias a antigos políticos por “não corresponder a vontade” dos deputados sociais-democratas.
O deputado do PSD Couto dos Santos anunciou esta sexta-feira no plenário da Assembleia da República que vai retirar a proposta para acabar com a suspensão do pagamento de subvenções vitalícias a políticos.
Não foi pacífica a aprovação da reposição das subvenções vitalícias para políticos suspensas desde o ano passado. Há vários deputados do PSD incomodados com a proposta e o CDS absteve-se. Mas os votos favoráveis de sociais-democratas e socialistas fazem com que os políticos possam voltar a receber esta pensão, mesmo que com cortes.