Caso não haja acordo sobre o valor, devem ser consideradas despesas adicionais as que o trabalhador em teletrabalho apresentar através de faturas, comparando os valores dos gastos correntes com os anteriores à passagem a teletrabalho.
O patrão da empresa, que também detém a Tesla e a SpaceX, terá dito no mesmo email que são esperados “tempos difíceis”, com uma queda das receitas publicitárias do Twitter.
Aos colaboradores que achem que o conceito de trabalho presencial exclusivo é retrogrado, o dono da Tesla deixa o inequívoco recado: “Devem ir fingir que trabalham para outro lado”.
Com mais contactos, é possível que venha a ser quebrada a tendência de travão, esperando-se para já um planalto de infeções.
“O tribunal é o juiz, de beca, na sala de audiências, com todo o simbolismo que isso representa”, defende o presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.
Novas regras arrancam na véspera da semana de contenção definida pelo Governo.
O secretário do Estado disse que o Governo deve reforçar medidas como uso de máscara em espaços abertos com alguma concentração de pessoas, testagem em maior quantidade e teletrabalho parcial.
Ministra do Trabalho garante que o Governo “acompanha a situação”. Em cima da mesa estará ainda uma reunião do Infarmed, nas próximas semanas, para “salvar” o Natal.
Ninguém tem dúvidas de que o trabalho remoto veio para ficar e que vai coexistir com o regresso ao local de trabalho. Mas aumenta ou diminuiu a produtividade? E como afeta as relações interpessoais e a comunicação no emprego?
Dificuldades psicológicas, sintomas de depressão e ansiedade são algumas das consequências para quem trabalha horas a mais. O alerta é dado no livro Trabalhar e Viver no Século XXI agora publicado.
Exercer atividade em regime de teletrabalho depende de acordo entre empregador e trabalhador.
A decisão surge no mesmo dia em que o Conselho de Ministros aprovou uma resolução que prorroga a situação de calamidade em todo o território continental até às 23h59 do dia 13 de junho.
Confederação Empresarial de Portugal diz ainda que “o teletrabalho foi improviso” na maior parte das empresas.
Ana Catarina Mendes defendeu no Parlamento que pagamento das despesas com luz, água e internet deve ser acordada entre empregadores e trabalhadores.
Quase todos os partidos apresentaram propostas para regular o teletrabalho. Esquerda dividida sobre pagamento das despesas com eletricidade ou internet.
O “direito à desconexão profissional” prevê que o empregador não possa, através das ferramentas digitais, contactar com o empregador fora do período normal de trabalho, sendo que a violação deste disposto “pode constituir assédio”.
Diploma só faz sentido se estiver em vigor o estado de emergência, alerta deputado.
“O trabalhador em regime de teletrabalho tem os mesmos direitos e deveres dos demais trabalhadores, sem redução de retribuição”, lê-se no diploma.