A longevidade dos treinadores de futebol dá lugar a belas histórias. Esta temporada tivemos bons exemplos de como os veteranos podem servir de pronto-socorro para salvar uma época.
Os treinadores portugueses estão presentes um pouco por todo o mundo, especialmente no Brasil. Competência, mentalidade competitiva e liderança são as principais caraterísticas daqueles que ganham mais do que perdem.
Nas décadas de 80,90 e 2000, o futebol português foi marcado pela chegada de vários treinadores brasileiros. Agora, são os portugueses que estão a maravilhar os clubes do outro lado do Atlântico. “Fruto da operacionalização no treino e do modelo de jogo”, diz a ANTF.
Sporting contesta acusação. Treinador arrisca suspensão.
O francês é o caso mais recente de treinadores que regressam ao ex-clube num curto espaço de tempo. Antes do técnico do Real Madrid, esta época já tinha visto outros dois exemplos – com um protagonista português. Mas a tática de dar um passo atrás para seguir em frente não é uma jogada nova por…
José Mourinho, Miguel Cardoso e Leonardo Jardim: o trio português que comanda Manchester United, Nantes e Mónaco, respetivamente, está na corda bamba.
Dois jovens treinadores, Costinha (43 anos) e Carlos Pinto (45) foram responsáveis pela subida de Nacional e Santa Clara
De Mourinho a Jaime Pacheco. De Espanha até à China. Os treinadores portugueses fazem sucesso em todo o mundo. Porquê? Porque “são os melhores”.
Vai começar uma nova Liga, lá para depois do verão, e vêm aí mexidas. Enquanto não chegam os jogadores novos, prepara-se já remodelações profundas, a começar pelos bancos. Foi o que fizeram três clubes da I Liga: Vitória de Setúbal, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.
O presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, atribuiu hoje a reclamação de uma indemnização do Benfica a Jorge Jesus à transferência do técnico para um clube rival.
Não é só a saída de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting ou a passagem de Rui Vitória de Guimarães para a Luz. Há uma onda de mudança nos clubes da 1.ªLiga: 11 dos 18 vão ter novo treinador.
Robert Pires era dos jogadores mais influentes do Arsenal. Um dos extremos mais temidos no futebol inglês. Tinha sido o quarto mais utilizado por Arsène Wenger na caminhada histórica – e invicta – rumo ao título inglês, em 2003/04. E na época seguinte ajudou à conquista da Taça de Inglaterra. Viviam-se tempos de sucesso no…
Ao contrário do que se verificou há quatro anos com Vicente del Bosque, quando levou a Espanha ao título de campeã mundial mas perdeu o prémio de treinador do ano para José Mourinho (campeão europeu e italiano no Inter de Milão), Joachim Low é o vencedor esperado em 2014. A Alemanha foi de longe a…
A FIFA revelou esta segunda-feira os nomes dos três finalistas ao prémio de melhor treinador de 2014, e o português José Mourinho (Chelsea) está fora do pódio.
Chegou em Julho a Valência como um desconhecido, catalogado pela imprensa do país vizinho como “aposta arriscada”. Sugerido por Jorge Mendes a Peter Lim, novo dono do clube, Nuno Espírito Santo ainda nem tinha entrado no Estádio Mestalla e já uma casa de apostas o posicionava como principal favorito a inaugurar a lista de despedimentos…