“Estamos em 2024, acabou de chegar um Governo de centro-direita, não vejo qual seria a utilidade de contribuir para essa polémica”, afirmou Portas
BCE garantiu que as famílias com rendimentos mais baixos serão duramente atingidas pela inflação e pelas subidas das taxas de juro. Economistas contactados pelo i não se mostram surpreendidos, mas afastam déjà-vu em relação à troika.
Autarcas queriam reverter castigo da troika. Ana Abrunhosa diz que não é tempo de eliminar o corte, mas de apoiar as famílias. Chega vai propor redução de 12% nos salários dos políticos.
“Éum ponto em que todos os portugueses deveriam estar de acordo, mas admito que não estejam, deveriam estar de acordo que ele [Pedro Passos Coelho] enfrentou uma situação muito difícil de crise económica que se chamou crise da “troika””, disse o Presidente da República.
A 6 de abril assinalaram-se dez anos do pedido de resgate financeiro. Numa década, Portugal foi reduzindo progressivamente o défice orçamental, que passou dos 7,7% do Produto Interno Bruto (PIB) registados em 2011 para 0,3% em 2018. E em 2019, conseguiu pela primeira vez apresentar excedente das contas públicas. A pandemia parece ter trocado as…
Economista Diogo Agostinho “estranhou” coincidência nas capas das duas obras. Já Luís Reis lamenta e fala de uma situação “infeliz”.
As perspetivas de crescimento são animadoras. Basta a economia nacional crescer metade do primeiro semestre para atingir meta de 1,9%.
Dívida, cujo pagamento foi anunciado pelo Governo recentemente, só vencia daqui a 6 anos.
O maior desafio que o Governo português terá na próxima legislatura será o problema do crédito fácil e da tentação de seguir o padrão alemão – aquilo que eu chamaria ‘a tentação de Sócrates’: seguir as facilidades europeias ou manter o rigor orçamental e aumentar ainda mais a divergência do nível de vida dos portugueses…
União Europeia já alertou que “o fim do programa não é o fim do caminho para as reformas”
O acordo para a conclusão do programa de assistência financeira foi anunciado esta madrugada por Mário Centeno
Só no passado havia quase 730 mil trabalhadores com este vínculo laboral. Um número que tem vindo a aumentar nos últimos anos, mas que o governo promete agora apertar o cerco
É mais aquilo que divide PS, BE e PCP do que o que une os parceiros à esquerda quando se trata de leis laborais. O Código do Trabalho está quase como a troika o deixou
BE e PCP relembram ao Governo as decisões da troika que ainda não foram alteradas.
A oposição acusa o primeiro-ministro grego de tentar desviar as atenções depois do governo ter acordado a venda de mísseis e armas à Arábia Saudita
Portugal atravessou grandes e dramáticos momentos económicos nestes últimos 43 anos com três resgates internacionais
10 mil milhões voaram para offshores durante a troika.
Nuno Melo apontou ao governo socialista de António Costa: “ É preciso perceber que os extremismos não estão só lá fora”
O alerta é feito pelo Wall Street Journal e lembra que as medidas aplicadas pela troika “parecem agora insuficientes”.