Num comunicado conjunto, mas sem a colaboração da Hungria, a UE decidiu pedir à Comissão Europeia para estudar opções de financiamento com base nas necessidades de financiamento da Ucrânia.
A partir dos 17 anos já será possível tirar a carta de condução — mas com regras. A nova legislação europeia introduz também a carta digital e mudanças nas idades para condutores profissionais. Saiba o que vai mudar.
“Continuaremos a aumentar a pressão sobre a Rússia, reforçando simultaneamente a Ucrânia na busca da paz”, pode ler-se numa publicação do presidente do Conselho Europeu, António Costa, na rede social X.
Proposta anterior ficou em suspenso por falta de consenso entre os Estados-Membros sobre qual horário — o de verão ou o de inverno — deveria ser adotado.
A discussão está marcada para última semana de outubro.
O inquérito envolveu 10 Estados-membros: Bulgária, Chéquia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Portugal, Roménia e Espanha, bem como Albânia, Macedónia do Norte e Sérvia.
“Nós, europeus, criaremos um instrumento específico para a reconstrução de Gaza, em coordenação com os esforços de outros doadores”, anunciou a responsável.
No ano passado, quase todos os Estados-membros aumentaram as despesas com a defesa, apenas Irlanda e Portugal reduziram ligeiramente.
Pelo menos 10 pessoas, incluindo uma criança, foram mortas durante esta madrugada em Kiev, na sequência de ataques russos com mísseis e drones.
A reunião foi convocada pela alta-representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas.
Borrell falava aos jornalistas antes da sua intervenção na primeira conferência do Campus Internacional de La Laguna, em Tenerife, sobre “A União Europeia entre Guerras e Eleições”.
Dois ‘parceiros’ representam, em conjunto, quase um quarto do PIB global e 20% do comércio global de bens e serviços.
Apesar da proibição, são esperadas mais de 35 mil pessoas no sábado, prevendo ser a maior participação desde a criação do evento na década de 1990.
Kallas adiantou que os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão debater a situação na segunda-feira em Bruxelas.
‘75 Anos da Declaração Schuman: Que Futuro Para a Europa?’ é o nome do livro coordenado por Ana Catarina Mendes. A eurodeputada reuniu várias personalidades portuguesas para pensar sobre o futuro europeu.