Os técnicos de diagnóstico já realizaram uma greve a 27 de junho e têm também agendada uma paralisação para 25 e 26 deste mês.
António Gandra D´Almeida entende que “há pontos a melhorar” e prometeu contratar mais profissionais de saúde.
“Dados que não deixarão de estar em cima da mesa na avaliação que este Governo fará com a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde sobre os primeiros resultados desta grande reforma”, disse a ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
“Infeliz e paradoxalmente, os primeiros documentos e imagens identificativas da nova USL”, não apresentam logótipo ou recorrem a imagens de outras instituições, lamentam os peticionários.
A grande reestruturação do SNS começou esta semana. Com 18 administrações das 31 ULS por nomear e as restantes incompletas. E apenas quatro vogais dos municípios. A Direção Executiva espera concluir o processo na próxima semana.
A reforma do SNS pode estar em causa. Caindo as competências delegadas em Fernando Araújo, com entidades extintas e novas criadas, o imbróglio jurídico está instalado.
Unidade Local de Saúde de Coimbra tem uma dimensão muito superior à de Lisboa Norte ou do S. João, no Porto. Bate recordes em concelhos e habitantes abrangidos e só funcionários são mais de 10 mil.
Pairam as dúvidas sobre a eficácia das novas ULS. Faltam evidências que garantam o seu sucesso, definições sobre o seu financiamento e existem desconfianças sobre a integração dos cuidados primários.