Esteve em Moscovo antes e depois da queda da União Soviética e testemunhou como as pessoas, desorientadas com o fim do comunismo, procuraram uma ideologia de substituição. Muitos encontraram-na no cosmismo, um movimento fundado no tempo dos czares, que inspirou a conquista espacial e continua presente da Rússia de Putin a Silicon Valley.
Quando Ieltsin subiu a um tanque, desmobilizando os militares no golpe de 1991, os únicos que abriram fogo eram comandados por Sergei Surovikin. Que foi escolhido por Putin para liderar a invasão da Ucrânia.
“Sabemos que o Ocidente está a criar cenários para provocar novos conflitos no espaço da CEI. Mas já temos (conflitos) suficientes”, afirmou o líder russo.
Queria democratizar o sistema político do seu país e descentralizar a economia. Em parte conseguiu. Mas os seus esforços levaram ao desmembramento da União Soviética em 1991.
Esteve apenas seis anos no poder, mas as suas políticas de maior abertura mudaram o mundo para sempre.
Em entrevista exclusiva ao Nascer do SOL, Wesley Clark defende que só é possível a paz na Ucrânia quando as tropas russas abandonarem a Crimeia e o Donbass. E anteve mais conflitos no mundo caso isso não aconteça.
O antigo líder ucraniano, falecido aos 88 anos, é recordado como o principal arquiteto do desmantelamento da União Soviética, além de ter entregado o arsenal nuclear da Ucrânia.
Kremlin nega fim da guerra a 9 de maio, data que a Rússia assinala o Dia da Vitória, referindo-se à rendição dos nazis aos Aliados, onde se incluía a antiga União Soviética.
2005 – O YouTube foi lançado há 17 anos por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, ex-funcionários da PayPal.
Mais de seis décadas depois do assassinato de Trotsky, a arma utilizada por Ramón Mercader voltou a aparecer pela mão de H. Keith Melton
Stanislav Petrov, o tenente-coronel responsável pelo Centro de Deteção de Ataques Nucleares da União Soviética decidiu ignorar, em 1983, um alegado lançamento de mísseis norte-americanos. O alerta revelou-se falso. Caso Petrov o tivesse comunicado, o comando soviético teria retaliado com armas nucleares.
Stanislav Petrov terá salvo o mundo, mas acabou repreendido
Ernest Hemingway venceu um prémio Pulitzer e um Nobel da Literatura
O homem que foi considerado o espião da União Soviética mais bem-sucedido em Israel, antes de ser desmascarado há mais de 30 anos, morreu em Paris, com 97 anos, informou hoje a sua filha.