É fácil apaixonarmo-nos por ela. Tem florestas densas e verdejantes, flores que – em uníssono – pintam um quadro de todas as cores, paisagens deslumbrantes, o mar que se mistura com a terra, uma gastronomia rica de tudo aquilo que cresce nos campos, o famoso vinho da Madeira…
Num dos operadores foi ainda detetado o desmantelamento ilegal de contadores de eletricidade usados.
Foi instaurado “o respetivo processo de contraordenação e ainda apreendidos 1.714,50 litros de Vinho Rosé, 5.290 litros de Vinho Branco e 20.870 rótulos, tudo num valor estimado 19.000,00 Euros”.
Há vários mitos que ainda continuam a persistir, mesmo entre aqueles que pensam que sabem tudo sobre vinhos. Veja também algumas curiosidades em torno desta bebida alcoólica.
Bruxelas deu 15 milhões aos produtores nacionais que reclamavam montante igual por parte do Governo. Pedido não teve resposta
O aumento em volume das exportações não foi acompanhado por um crescimento no que diz respeito ao valor
Se o comum dos mortais procura vinhos no supermercado até cinco euros, no mundo dos leilões há garrafas que podem chegar quase ao milhão de euros. Mas há quem pague milhares de euros nos restaurantes por um ‘simples’ Petrus.
Estão criadas as condições para uma tempestade perfeita para os produtores de vinho. Mas apesar das dificuldades, ViniPortugal afasta a ideia de produção a mais. Já o Instituto do Vinho e da Vinha justifica, em parte, com mudanças de hábitos no consumo.
Falta de rentabilidade e forte concorrência podem ditar caminho
É na atual região da Geórgia que foram encontradas as primeiras evidências arqueológicas de produção de vinho: datam de 6000 a.C. O nosso jornal falou com professores e investigadores para entender aquilo que mudou
São cada vez mais as pessoas que procuram Portugal para uma experiência de enoturismo – querem conhecer as regiões onde se produz o vinho, degustá-lo, visitar as vindimas e fazer parte do processo, colocando “o pé na uva”. O i dá-lhe a conhecer três quintas que possuem esta atividade.
Foi a partir do “paradoxo francês”, nos anos 90, que se começou a estudar de forma mais profunda os efeitos do vinho na saúde humana. Carla Vagante realizou uma dissertação de mestrado sobre este tema e tem uma certeza: são necessários mais estudos e provas conclusivas.
Crise também chega ao vinho do Porto e da Madeira. Fonte do setor confessa ao Nascer do SOL que há casos de destiladoras que importam aguardente do Chipre, de origem de cereais, que não é permitido por Bruxelas.
Espera-se um corte de 14.000 pipas na produção de vinho do Porto.
Também a produção de vinho aumentou, atingindo os 7,4 milhões de hectolitros, o resultado mais elevado desde 2001.
O valor da apreensão ascendeu a 22.300 euros.
Dedicou-se ao vinho “por amor”, após 20 anos a trabalhar na função pública. Hoje, Leonor Freitas, CEO da Casa Ermelinda Freitas, vende cerca de 25M de litros de vinho, fatura 40M€ e tem mais de 100 marcas.
Há modelos emergentes que apontam para uma maior colaboração entre as empresas.