josé sócrates reuniu-se em segredo com os líderes das federações distritais do ps, pedindo-lhes para se empenharem na recta final da corrida às eleições presidenciais. o secretário-geral quis deixar um sinal de confiança, anunciando que o congresso socialista será marcado «depois da segunda volta das eleições». o ‘toque a reunir’ aconteceu na segunda-feira, dia em que manuel alegre iniciava a campanha no continente, com pouca mobilização da máquina socialista.
sócrates comunicou ainda, nesta mesma reunião, que será candidato a líder no próximo congresso do ps. sem dúvidas sobre a sua vitória, anunciou já uma convenção ‘novas fronteiras’ para depois do conclave.
do lado de cavaco silva, que esta semana viu aliviada a pressão dos adversários no caso bpn, a grande preocupação para dia 23 é a abstenção. passos coelho propõe-se dar-lhe uma ajuda: este fim-de-semana, o líder do psd aproveita uma reunião com dirigentes do psd da europa, em paris, para os incumbir da missão de convencerem os emigrantes a ir votar nas presidenciais.
susete.francisco@sol.pt e sofia.rainho@sol.pt