CTT não abdicam de camarotes nos estádios

Finanças ordenaram cortes nas despesas, mas os CTT não rescindiram o aluguer de camarotes no Benfica, FC Porto e Sporting

o conselho de administração dos ctt não cortou as despesas de aluguer de três camarotes empresariais de que é titular nos estádios do benfica, fc porto e sporting no âmbito das medidas de austeridade decretadas pelo governo. trata-se de uma despesa que representa um custo de 415 mil euros anuais aos cofres dos correios e que serve para os administradores assistirem a jogos de futebol daqueles três clubes, acompanhados dos convidados que entenderem.

a actual administração da empresa, liderada por pedro santos coelho, recusa confirmar os valores do aluguer dos três camarotes, por «existirem cláusulas de confidencialidade nos contratos assinados», afirma fonte oficial. contudo, acrescenta a mesma fonte, «os ctt nunca pagaram qualquer quantia em dinheiro pelo uso destes camarotes», estando em causa «acordos de permuta de serviços». os clubes disponibilizam os «camarotes para fins institucionais com contrapartidas associadas por envios de correio (portes com envio de comunicações dos clubes), que prevêem um limite máximo de envios postais». ou seja, os ctt abdicam de receber uma receita para utilizarem os camarotes daqueles três clubes.

fonte oficial diz também que a «decisão de renovação do acordo de permuta» para a época em curso, «foi tomada em julho de 2010, antes de haver orçamento do estado para 2011 e antes de terem sido emitidas orientações com vista à apresentação de programas de redução de custos». em relação à época 2011/12, «a decisão de renovação não foi tomada», nem está orçamentada – conclui a mesma fonte, sem explicar, contudo, por que razão não foi negociada a rescisão do contrato de permuta.

ministro e secretário de estado convidados

no último sporting-benfica, que se realizou em fevereiro no estádio josé alvalade, após teixeira dos santos, ministro das finanças, ter dado ordens para as empresas públicas executarem cortes nas despesas supérfluas, a administração dos ctt convidou antónio mendonça, ministro das obras públicas, e paulo campos, secretário de estado das obras públicas, para assistirem ao jogo no camarote da empresa. o convite foi aceite, tendo mendonça e campos assistido lado a lado à vitória do benfica por 2-0.

fonte oficial dos correios afirma que a prática de convidar entidades públicas e privadas, portuguesas e estrangeiras, é «habitual e continuará a ser até ao final da actual época».

a mesma fonte acrescenta que o aluguer dos camarotes, que começou em 2003, visa promover «acções de relações públicas entre a empresa e os seus maiores clientes e parceiros, com vista à concretização de negócios», além de acções de envolvimento com trabalhadores. como complemento, explica a administração, os contratos de permuta permitiram «reforçar a componente comercial dos correios», nomeadamente através da venda aos balcões dos ctt «de produtos dos clubes (kits para novos sócios, por exemplo) e da adesão de pelo menos um deles ao serviço viactt».

ontem à tarde, já depois de os correios terem respondido ao sol, foi distribuída internamente a seguinte informação aos trabalhadores: «a empresa convidou jovens com deficiência da instituição elo social, para irem ao futebol neste sábado, dia 9 de abril, assistir ao jogo sporting-académica, que se vai realizar no estádio do sporting».

graca.rosendo@sol.pt e luis.rosa@sol.pt