e não poupou josé sócrates. «apresenta-se como o campeão da escola pública. isto é um dos maiores embustes: com o ps houve um ataque sem precedentes à escola pública».
o encerramento de escolas e a criação de «mega-agrupamentos», a criação de uma empresa pública de gestão do parque escolar, «para mais tarde privatizar», a municipalização do primeiro e segundo ciclos, que trouxeram a «privatização das actividades de enriquecimento curricular», a alteração do regime jurídico do ensino superior, que transformou universidades em fundações, os cortes sociais, o modelo de avaliação dos professores e a ameaça permanente» de despedimento de professores foram elencados por jerónimo como exemplos de uma má política.
a cdu está contra o processo de bolonha e contra o pagamento de propinas.
tricas da troika
jerónimo de sousa insistiu: ps, psd e cds têm programa da ue/fmi comum, o estipulado pela troika. «encenam grandes diferenças mas têm um programa comum. são meras tricas da troika».
«sócrates acusa passos de só pensar no poder, passos acusa sócrates de só querer ficar no poder», disse jerónimo.
e explicou com uma expressão muito popular: «há mais de 30 anos que estamos num baile mandado, em que um diz ‘ora mando eu, ora mandas tu. e agora ouve-se: ‘agora mandas tu mais eu».