próxima de manuel alegre, a ex-ministra é uma figura conotada com a ala esquerda socialista. a opção surge como uma tentativa de seguro (caso vença as eleições internas), reaproximar o partido a um eleitorado mais à esquerda. isto numa altura em que o ps não deixará de ficar ligado às medidas de austeridade impostas pelo governo.
miguel laranjeiro, do núcleo político da candidatura de seguro, não confirma. «até 23 de julho estamos a tratar da eleição do secretário-geral do ps, apenas. não houve nenhum convite para esse ou outros cargos», afirma o deputado. mas ao que o sol apurou a deputada é o nome no topo da agenda de seguro para assegurar a liderança parlamentar nesta legislatura.
ex-ministra da saúde e da igualdade, maria de belém roseira apoiou manuel alegre em 2004, nas directas que viriam a eleger josé sócrates como secretário-geral. em 2011 foi a mandatária nacional da candidatura presidencial do histórico socialista. manteve sempre alguma distância com sócrates.
seguro reitera que não fez convite
«a candidatura de antónio josé seguro reitera que o candidato não dirigiu qualquer convite para cargos no partido socialista nem no seu grupo parlamentar. neste momento, a prioridade do candidato a secretário-geral do ps é ouvir as opiniões e contributos dos militantes para a elaboração da moção de estratégia», lê-se no esclarecimento enviado às redacções.
susete.francisco@sol.pt
manuel.a.magalhaes@sol.pt