o governo tem desde a posse a promessa da «cooperação activa» de cavaco silva. na próxima semana, a maioria psd/cds vai rapidamente procurar outro tipo de cooperação, envolvendo o ps na aplicação do programa de austeridade.
o novo líder parlamentar do psd vai propor aos socialistas que sejam eles os principais responsáveis por fiscalizar a aplicação das medidas acordadas com a troika. o sol apurou que luís montenegro vai avançar, logo no início da semana, com a proposta no parlamento para a formação de uma comissão de acompanhamento, sugerindo que ao ps caiba a presidência dessa comissão.
o psd, agora no governo, concretiza a exigência feita quando estava na oposição – a de seguir de perto o estado das finanças públicas. é uma sugestão que tinha sido feita pelo ex-líder social-democrata marques mendes, há duas semanas, no seu habitual programa de comentário político semanal na tvi24.
esta estratégia, que procura envolver o ps no difícil processo de aplicação do plano da troika, tem, no entender dos sociais-democratas, condições objectivas para avançar. cooperação foi, aliás, a ideia forte a receber o novo governo, na semana da sua posse.