Santos Pereira leva privatizações ao Brasil

A visita oficial ao Brasil dos ministros Miguel Relvas e Álvaro Santos Pereira, que começa hoje, terá uma forte componente de negócios. O ministro da Economia e Emprego tem vários encontros bilaterais de alto nível com empresários e governantes brasileiros, e o plano de privatizações em Portugal está na ordem de trabalhos, segundo apurou o…

santos pereira coordena a sua agenda com a do ministro-adjunto e dos assuntos parlamentares, miguel relvas, que tem a seu cargo vários contactos diplomáticos. o ministro da economia e emprego faz hoje a abertura oficial do 6.º encontro de negócios brasil-portugal, no rio de janeiro. trata-se de um discurso na conferência magna do encontro, subordinada ao tema portugal – ponte entre a europa e a américa do sul.

mas, à margem deste evento, santos pereira manterá uma intensa agenda de encontros bilaterais, quer com membros do governo brasileiro, quer com vários empresários locais, num momento em que portugal tem em curso um amplo programa de privatizações.

o acordo estabelecido com o fmi, o bce e a comissão europeia prevê a venda de participações nos transportes (aeroportos de portugal, tap e cp carga), na energia (galp, edp e ren), nas comunicações (correios de portugal) e nos seguros (caixa seguros), bem como de várias empresas de menor dimensão. o plano pretende atingir receitas de cerca de cinco mil milhões, até 2013. de resto, já houve sinais do interesse de empresas brasileiras em grupos portugueses, com a eletrobras a admitir entrar no capital da edp (ver página 9).

a presença do ministro estende-se até ao dia 19 de setembro, segunda-feira, e álvaro santos pereira será acompanhado pelo secretário de estado do empreendedorismo, competitividade e inovação, carlos oliveira.

amanhã, o ministro tem um almoço com empresários portugueses na residência do cônsul-geral de portugal e um jantar comemorativo dos 100 anos da câmara portuguesa de comércio e indústria do rio de janeiro, no museu histórico nacional. na segunda-feira, viaja para são paulo, onde participa num encontro com empresários na sede da federação das indústrias daquele estado brasileiro.

joao.madeira@sol.pt