Acordos com chineses assinados amanhã

A Parpública, em nome do Estado português, assina amanhã com os chineses da China Three Gorges o contrato de promessa de venda de 21,35% da EDP, por 2,7 mil milhões de euros. A cerimónia está marcada para as 10h30 no Ministério das Finanças, confirmou o SOL junto de fonte oficial do gabinete de Vítor Gaspar.

também amanhã será assinado um acordo estratégico entre a companhia chinesa e a própria edp, que prevê a compra de posições minoritárias pela ctg em parques eólicos da edp, que continuará a controlar e consolidar estas empresas, bem como um plano firme e detalhado direccionado ao fortalecimento da posição da edp nos seus mercados core e o seu estabelecimento enquanto líder em renováveis.

fora da agenda oficial, está marcado um encontro em são bento, entre o primeiro-ministro português e o presidente da china three gorges, cao guangjing, confirmou o sol junto de fonte oficial do gabinete de passos coelho.

a continuidade de antónio mexia como presidente executivo da edp ou a escolha de outro nome para o cargo será um dos temas em debate. passos coelho e cao guangjing deverão também falar sobre quem irá ocupar o lugar de presidente não executivo da eléctrica portuguesa, actualmente ocupado por antónio de almeida.

as contrapartidas para a economia nacional, tanto em termos de investimento directo chinês, como a injecção de capital no sistema financeiro, serão também abordadas na reunião que decorrerá em são bento, à porta fechada, e sem direito a imagens ou declarações à imprensa.

tania.ferreira@sol.pt