Despedimentos ameaçam 800 recibos verdes do IEFP

Cerca de 800 trabalhadores independentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) têm o seu posto de trabalho em risco, alerta o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública. Com o fim de vários Centros de Novas Oportunidades, vários formadores e técnicos com regime de prestação de serviço podem ver o seu vínculo terminar.

a sic já havia noticiado que o instituto do emprego e formação profissional (iefp) iria dispensar 214 técnicos encarregues da validação de conhecimentos dos alunos do programa novas oportunidades, o que acabou por verificar-se: desde ontem que os contratos terminaram.

contudo, além destes profissionais, há mais 700 a 800 técnicos e formadores dos programas de novas oportunidades com prestações de serviços. os 214 técnicos já dispensados eram coordenadores de equipas de quatro elementos a ‘recibo verde’, a quem cabia o acompanhamento dos adultos envolvidos na validação e certificação de competências.

o iefp ainda não deu qualquer indicação geral sobre a continuidade ou não destes profissionais, mas segundo soube o sol junto de outra fonte, já houve casos em que foi comunicado o fim da prestação de serviços.

joao.madeira@sol.pt