em 2012, o objectivo desta empresa familiar é abrir mais duas lojas franchisadas e «uma ou duas lojas» próprias. além da abertura de novos espaços de venda, estão a ser ‘cozinhados’ «três novos produtos», cujo desenvolvimento e produção serão feitos em parcerias «com marcas portuguesas», avançaram ao sol os administradores joão e margarida bastos, netos do fundador da arcádia.
o mais recente produto da arcádia são as pérolas de chocolate que, para já, podem ser compradas ao quilo em algumas lojas da marca. o lançamento nas grandes superfícies está previsto para a páscoa. os novos produtos – lançados nos últimos 2 anos – já representam 30% das vendas da empresa, cujo volume de negócios foi de 4,5 milhões de euros em 2011.
as condições para abrir uma loja franchisada da arcádia estão, para já, em aberto, sendo certo que o franchise é uma possibilidade apenas fora do porto e de lisboa – nestas cidades, a arcádia quer crescer por si própria. «há muito interesse», confirma joão bastos, mas a empresa, cuja produção é inteiramente artesanal, tem «resistido sempre» a esta forma de expansão por se preocupar com a forma como o produto é tratado.
em 2011, a arcádia entendeu que estava na hora de «fazer uma experiência». as lojas de guimarães e de braga abriram perto do natal e passaram nesse primeiro grande teste. de resto, no universo global das lojas arcádia, as vendas cresceram 17%.
um sucesso em lisboa
a loja da avenida de roma abriu em dezembro de 2010 e a de campo de ourique, no jardim da parada, em outubro último. são lojas de produto – sem cafetaria; a crise assim obrigou – e estão a ser um sucesso, segundo os responsáveis pelo negócio. «nunca pensámos que éramos tão conhecidos em lisboa. para nós, foi uma surpresa perceber que 90% das pessoas conheciam a marca», confidenciou ao sol margarida bastos.
para este ano, a arcádia está a «negociar posições» em duas lojas da nova área comercial do aeroporto de lisboa, cuja «inauguração está prevista para abril»: a made in portugal e outro espaço, onde se venderão apenas chocolates e onde a produção portuense estará lado a lado com gigantes internacionais como godiva, neuhaus e valrhona.
a exportação não está para já nos planos da arcádia, cuja produção está «no limite daquilo que pode crescer», mas a empresa recebe pedidos do mundo inteiro, em especial do brasil e angola. a loja online é, precisamente, outra novidade que a arcádia está «a ultimar» e sobre a qual promete novidades para breve.