Votação insólita no Congresso do PSD [fotos

As regras existem, mas quem manda é o líder. Parece ter sido isso o que aconteceu esta manhã, no Congresso do PSD, que decorre no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.

os congressistas do psd aprovaram a eleição dos órgãos nacionais do partido de forma directa, deixando esta de ser feita em congresso, como até agora. esta proposta, apresentada pela jsd, «ultrapassou os três quintos necessários», segundo contagem da mesa do congresso.

veja aqui as imagens do segundo dia do congresso.

no entanto, numa atitude insólita, passos coelho resolveu subir ao palanque para avisar os delegados do que isso significava de perda de poderes para o congresso. «espero que o congresso tenha noção disso, do que acabou de acontecer», alertou.

na sequência disso, o presidente da mesa do congresso, fernando ruas, propôs que se repetisse aquela votação. minutos depois a mesma proposta acabou chumbada com 262 votos contras, 250 a favor e 33 abstenções.

 

duas propostas de passos chumbadas

na votação das alterações aos estatutos, foi também chumbadas a criação do estatuto de simpatizante, uma das principais promessas de passos durante a campanha eleitoral para a liderança do psd, e a proposta de primárias para a escolha de candidatos a deputados, autarquias e parlamento europeu.

helena.pereira@sol

sofia.rainho@sol.pt

(actualizada às 15h57)