Malditas hormonas, as culpadas pelo acne tardio

Ter borbulhas depois dos 30 anos é tão vulgar como aos 15 e é preciso desmistificar que a acne é apenas «um problema de adolescentes», lembra a dermatologista Vera Monteiro Torres.

a culpa é quase sempre das hormonas. «enquanto houver ovários a funcionar, há possibilidade de aparecerem borbulhas». e mesmo quem tenha conseguido escapar à alcunha de ‘queijo suíço’ na escola, não está a salvo dos surtos de borbulhas. que o diga margarida gonçalves, 33 anos, que aos 25 se viu obrigada a consultar um especialista devido a quistos no rosto «nem chegavam a ser borbulhas», conta ao sol.

a primeira recomendação médica foi a de evitar alguns hidratantes e desmaquilhantes, e optar por cremes e loções de farmácia. durante a fase de tratamento, os comprimidos fizeram o resto – secaram a pele.

 

mais acne no verão

no caso de margarida, foi o excesso de óleo dos produtos que usava que provocou alterações na pele. mas, para marta marcelo, formadora da marca clinique, a acne pode também ser causada «por uma simples alergia a cosméticos». e as peles sensíveis são as mais vulneráveis a este tipo de irritações que, muitas vezes, «não estão relacionadas com a qualidade dos produtos», alerta.

para vera monteiro torres, os protectores solares e os bronzeadores mais gordurosos provocam a oclusão dos poros, o que explica o facto de no verão aparecerem mais borbulhas. por outro lado, a transpiração, devido ao calor ou à prática de desporto, também agrava a acne.

ainda que haja pessoas cujas primeiras borbulhas surgem já na idade adulta, a dermatologista refere que a acne tardia é mais frequente em quem tenha passado por isso na adolescência. «há uma tendência para manter essa predisposição ao longo da vida», sublinha. e acrescenta que, além do rosto, também podem surgir borbulhas no decote e no dorso.

apesar de não terem tantas variações hormonais, os homens também são afectados pelo problema – até porque produzem mais gordura. só não recorrem a um especialista com tanta frequência.

 

sobrecarga psicológica

uma das principais queixas é que a comida – azeitonas ou chocolate – tem uma acção directa no aparecimento da acne. vera monteiro torres afirma que não há base científica para essa relação e explica por que parece que as borbulhas surgem de propósito num dia de festa. a culpa é do stresse. em datas importantes, «pode haver uma sobrecarga psicológica que condiciona o estado físico e a saúde hormonal».

é, por isso, importante não entrar em pânico quando aparece a primeira borbulha. o problema tem tratamento; basta consultar um especialista que faça uma avaliação hormonal e receite o melhor tratamento, sistémico e tópico. às vezes, mudar de pílula ou voltar a tomá-la pode ser o suficiente. só é proibido espremer as borbulhas.

mesmo quem nunca sofreu na pele deve prevenir a acne tardia: usar produtos que removam a gordura, limpar o rosto com um anti-séptico (oil free) e não abusar da maquilhagem que tapa os poros. porque a possibilidade de se ter este problema só desaparece com a menopausa.

joana.andrade@sol.pt