O Mundo em Resumo – 1 de Outubro

Ahmadinejad perdeu cameraman em Nova Iorque. Inquérito à morte de mineiros grevistas sul-africanos tem início hoje. No Japão anuncia-se a terceira remodelação governamental num ano. A actualidade internacional em revista.

europa:

zona euro: o número de desempregados volta a atingir um novo máximo – 18,2 milhões de pessoas.

espanha: o partido socialista da catalunha vai apresentar a reforma constitucional para a formação de um estado federal como alternativa ao referendo à independência proposto pelo governo regional.

rússia: a análise ao recurso apresentado pelas três cantoras da banda punk pussy riot, condenadas por insultos a vladimir putin e à igreja ortodoxa, foi adiada porque uma das arguidas despediu a advogada.

américas:

venezuela: henrique capriles, adversário de hugo chávez, encheu as ruas de caracas no encerramento da sua campanha, no dia seguinte ao assassínio de três dos seus apoiantes.

chile: o presidente sebástian pinera anunciou um forte investimento na educação, numa tentativa de abrandar os protestos estudantis no país.

médio oriente:

irão: o operador de câmara que fez parte da delegação iraniana na assembleia-geral das nações unidas não voltou a teerão e pediu asilo político aos estados unidos.

afeganistão: pelo menos três militares da nato estão entre as 14 vítimas mortais de um ataque suicida no leste do país.

áfrica:

áfrica do sul: iniciam-se hoje as audições no inquérito à morte de 34 mineiros grevistas m confrontos com a polícia durante a crise na mina de marikana, em agosto.

quénia: uma criança morreu e outras três ficaram feridas com gravidade num ataque com granadas a uma escola religiosa de domingo.

ásia/pacífico:

japão: o primeiro-ministro yoshihiko noda reformulou o seu governo pela terceira vez em 12 meses para iniciar a preparação para as eleições antecipadas.

nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt