a eventual reestruturação da dívida portuguesa ficou fora da discussão dos responsáveis da alta finança luso-alemã, que se reuniram no âmbito da visita da chanceler angela merkel a lisboa.
«estivemos sobretudo a debater o tema crítico que é o financiamento à economia portuguesa», revelou aos jornalistas o presidente do bcp, nuno amado, sem querer avançar com mais detalhes.
já o presidente do bes, ricardo salgado, garantiu logo após o fim da reunião que a «reestruturação da dívida não foi falada», acrescentando que foi realçada aos banqueiros alemães a robustez do sistema financeiro português.
nuno amado, por outro lado, reforçou que há um entendimento de que «portugal tem de fazer tudo por tudo para não acumular mais dívida em cima dívida».
além do bcp e do bes estiveram presentes nesta reunião, que durou cerca de 3h, os presidentes de todos os bancos que operam em portugal, nomeadamente estrangeiros.
o fórum bancário contou ainda com a presença do governador do banco de portugal, carlos costa, que se recusou a prestar quaisquer declarações aos jornalistas. do lado alemão, estiveram representados os maiores bancos germânicos.