europa
itália: o presidente giorgio napolitano alerta que «está em jogo» o futuro do país e pede aos partidos políticos que não desbaratem o capital de confiança recuperado por mario monti.
reino unido: simbólico mas histórico. o conselho de ministros desta terça-feira contou com a rainha isabel ii pela primeira vez em 60 anos de reinado – e é também a primeira vez que um monarca se senta com o governo em pelo menos 100 anos. foi um presente do executivo de david cameron.
ucrânia: frio a sério. pelo menos 37 pessoas morreram nos últimos dias devido a nevões e temperaturas que desceram aos 17 negativos.
américas:
eua: barack obama fez nova proposta para convencer os republicanos a evitarem o precipício fiscal: os impostos mantêm-se baixos para todas as faixas da população excepto para os que auferem mais do que 400 mil dólares por ano (um avanço em relação à anterior proposta democrata de 250 mil dólares).
médio oriente:
síria: quatro membros da cadeia norte-americana nbc foram libertados na síria após cinco dias de sequestro.
áfrica:
rd congo: mathieu ngudjolo chui foi hoje ilibado pelo tribunal criminal internacional, que não encontrou «provas irrefutáveis» do envolvimento do líder miliciano no massacre que em 2003 vitimou 200 pessoas em bogoro.
áfrica do sul: o presidente jacob zuma é reeleito líder do anc., mas atenções viram-se para um suposto plano terrorista desvendado pelas autoridades: quatro sul-africanos brancos foram acusados de traição por prepararem um atentado contra a conferência do partido no poder e a execução de zuma em nome da proclamação de um estado boer independente.
ásia/pacífico:
china: dezenas de pessoas foram detidas na china por alimentarem os rumores sobre o fim do mundo, supostamente previsto para sexta-feira pelo calendário maia.
paquistão: os talibãs mataram cinco mulheres paquistanesas que trabalhavam com a onu na vacinação contra a poliomielite.
nuno.e.lima@sol.pt e pedro.guerreiro@sol.pt