O Mundo em Resumo – 6 de Fevereiro

Assassinado líder da oposição tunisina. Casamento gay aprovado no Reino Unido. Tsunami nas Ilhas Salomão. A actualidade internacional em revista.

europa:

reino unido – o parlamento aprovou ontem o casamento entre pessoas do mesmo sexo, com david cameron a receber o apoio dos parceiros de coligação e da oposição trabalhista.

espanha – uma sondagem que ainda não reflecte os efeitos do escândalo de corrupção que atinge o governo de mariano rajoy, o partido popular viu a sua vantagem em relação aos socialistas cair de 12,7% para 4,8%.

américas:

eua – o governo norte-americano processou a agência de notação standard&poor’s por comportamento fraudulento na atribuição de rankings no mercado imobiliário.´

méxico – o exército lançou uma operação para descobrir os membros do gangue que violaram seis jovens espanholas numa das regiões mais turísticas do país

médio oriente:

arábia saudita – os eua usam há mais de dois anos uma base saudita para as operações com drones não pilotados na região, revela a imprensa local.

áfrica:

egipto – na primeira visita de um presidente iraniano ao egipto desde a revolução islâmica de 1979, ahmadinejad mostrou vontade de ajudar a economia egipcía como parte de um novo eixo de poder no mundo árabe.

tunísia – chokri belaid, figura da oposição tunisina à actual liderança islâmica, foi morto a tiro junto à sua residência em tunes. o primeiro assassinato político após o derrube do ditador ben ali, em 2011, já fez regressar os protestos às ruas da capital.

mali – o ministro da defesa francês diz que as suas tropas estão envolvidas num «guerra real» no mali mas avisa que a retirada pode acontecer já nas próximas semanas.

ásia/pacífico:

ilhas salomão – pelo menos cinco pessoas morreram devido à destruição provocada nas vilas costeiras por um tsunami que se seguiu a um abalo sísmico de 8.0.

japão – tóquio acusa a china de ter apontado armas a um barco da marinha e um helicópetro japonês a 30 de janeiro, num evento  «perigosamente grave» que agrava as tensões em torno do mar da china oriental.