Ângelo e Basílio: Conversas de amigos

O candidato do PS à Câmara de Sintra, Basílio Horta, vai ter hoje a seu lado Ângelo Correia, ex-ministro e ex-dirigente do PSD. Os dois têm marcado um almoço, que a candidatura socialista encara com agrado.

ao sol, ângelo correia explicou que não vai fazer campanha pelo ps. na verdade, lembra, é amigo «há muitos anos» de basílio horta desde os tempos do governo ad e, como tal, almoça várias vezes com o agora candidato do ps. correia sublinha a relação de amizade com basílio, não querendo com isso dizer que subscreve qualquer projecto socialista.

na verdade, o candidato oficial do psd à câmara de sintra é pedro pinto, vice-presidente do psd. mas pedro pinto tem um obstáculo pela frente: o actual vice-presidente da câmara, número dois de fernando seara e militante do psd, apresentou uma candidatura própria, como independente, às autárquicas de setembro. um factor adicional a juntar às medidas de austeridade aplicadas pelo governo – uma vez mais criticas por ângelo correia, ontem, em entrevista à antena 1.

sem desafinar da estratégia de passos, pedro pinto tem centrado os meses de pré-campanha em acções porta a porta, reclamando medidas pontuais a membros do executivo – como um aeroporto low cost no concelho.

já basílio horta, também está na estrada há meses, em visitas sucessivas a empresas e instituições. fundador do cds, integrou o governo ad de balsemão e freitas (1981-83), como ministro da agricultura, tendo ao seu lado ângelo correia como ministro da administração interna.

da comissão de honra da candidatura de basílio, faz parte o ex-líder do cds, diogo freitas do amaral, logo a seguir de mário soares e jorge sampaio. a ruptura com o cds ocorreu em 2001, mais tarde foi escolhido pelo ps para a presidência da aicep.

david.dinis@sol.pt e helena.pereira@sol.pt