Governo tenta acordo até quinta-feira

O Executivo está a trabalhar na expectativa de haver um desfecho no processo negocial com o PS até quinta-feira, dia em que é votada e discutida uma moção de censura ao Governo apresentada pelo PEV.

fontes do governo e do psd garantiram ao sol que passos coelho não quer prolongar por muitos mais dias o impasse.

o ps pediu hoje vasta documentação ao governo, durante o encontro com o psd e o cds, para ter noção da realidade que vive o país. a documentação pedida foi entregue aos socialistas.

na reunião, na qual participou maria luís albuquerque, a ministra de estado e das finanças, “aprofundaram-se os temas e analisaram-se documentos sobre a situação económico-financeira do país”, segundo o comunicado final emitido pelos três partidos.

“os trabalhos prosseguiram de forma intensa, tendo as delegações partidárias acordado continuar as reuniões amanhã [quarta-feira] com a apresentação de contributos escritos com vista à obtenção de um ‘compromisso de salvação nacional’ com a máxima brevidade”, refere ainda o documento.

hoje, no terceiro encontro – realizado na sede do cds no largo do caldas – estiveram presentes jorge moreira da silva, os ministros maria luís albuquerque e miguel maduro, o secretário de estado carlos moedas, pelo psd, alberto martins, eurico brilhante dias e óscar gaspar, pelo ps, e pedro mota soares e miguel morais leitão, pelo cds.

tal como ontem esteve david justino, como observador e representante do presidente da república.

helena.pereira@sol.pt

david.dinis@sol.pt