a cresap enviou os nomes das três pessoas escolhidas para os cargos de inspector-geral e sub-inspectores à tutela no final de maio, mas até hoje o ministério da economia ainda não tomou uma decisão. cabe ao secretário de estado do turismo, adolfo mesquita nunes (cds), que tem a tutela daquele órgão, escolher um nome das listas de três nomes indicados para cada cargo.
seguro sanches é quadro do ministério da economia, lugar a que regressou em 2011, depois de o ps ter perdido as legislativas.
os três nomes indicados pela cresap para substituir o inspector-geral antónio nunes, que se reformou em fevereiro, são jorge bacelar gouveia, ex-deputado do psd e ex-fiscal dos serviços de informações, pedro portugal gaspar, ex-inspector-geral da agricultura que se demitiu em dezembro em rota de colisão com a ministra assunção cristas (cds) e joaquim pinto rodrigues que trabalhou com o líder do cds, paulo portas, na defesa, enquanto inspector-geral daquele ministério.
o concurso foi lançado no tempo em que a asae estava sob a tutela do secretário de estado do empreendedorismo, carlos oliveira, mas a decisão cabe agora a mesquita nunes, que é também dirigente do cds.