os fundos de investimento imobiliários estabilizaram ao longo dos primeiros meses do ano. em janeiro de 2013, o valor global sob gestão de fundos imobiliários era de 12.155 milhões de euros, passando para 12.250 milhões em maio.
também o valor global sob gestão de fundos de investimento imobiliário para arrendamento habitacional não sofreu grandes alterações no início do ano, verificando-se até uma ligeira subida. se em janeiro era de 590 milhões de euros, em abril já ultrapassava os 606 milhões. e em maio atingiu 608 milhões de euros.
os números são avançados pelo market outlook de agosto de 2013, realizado pelo gabinete de estudos da associação de profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal – apemip, com base na comissão do mercado de valores mobiliários.
segundo o relatório, o mercado não sofreu grandes alterações. depois de um crescimento significativo nos últimos anos, passa agora por um período de estabilização.
numa análise da finalidade dos imóveis detidos por fundos de investimento imobiliário, verifica-se que a grande maioria dos edifício serve o segmento dos serviços, com 4.012 milhões de euros. segue-se o comércio, com 2.412 milhões, e a habitação, com 1.794 milhões de euros.
índices de confiança ainda negativos
as maiores entidades gestoras de fundos de investimento imobiliário neste período foram a interfundos, com uma quota de mercado de 13,2%, seguida da fundger com 13%. depois aparece a esaf, com 8,4%, a banif gestão de activos, com 7,1%, e depois a square asset management, com 7%.
os resultados do estudo podem estar relacionados com índice de clima económico, que continua em terreno negativo. de acordo com o relatório da apemip, a evolução deste indicador muito lenta. em janeiro deste ano estava em -4,3, em abril situou-se em -3,6 e em junho em -2,9. apesar deste ligeira melhoria, o sentimento ainda é negativo.
também o índice da confiança na construção continua muito negativo: apesar de uma ténue melhoria nos últimos meses ainda se mantém muito abaixo da linha positiva. em janeiro era de -68,8, em abril de -64,1, e em junho de -62,2.
já o índice de confiança na mediação imobiliária registou uma subida significativa nos últimos meses. desde novembro de 2012, mês em que atingiu o nível mais baixo, tem vindo sempre a subir, até maio deste ano. apesar de ainda se manter em terreno negativo, tem sido neste segmento que têm aparecido os sinais mais positivos de confiança no mercado.