Faltam contar 25 câmaras, PS destacado à frente

Mesmo com a contagem de votos interropida a meio da noite, é já claro que o PS, a CDU e os independentes são os maiores vitoriosos da noite. O PSD pode mesmo ter o pior resultado de sempre.

no histórico das eleições autárquicas desde 1976, o psd nunca teve menos de 113 câmaras. ao início da manhã, com a contagem de votos interropida a meio da noite, os sociais-democratas somavam apenas 100 autarquias – se juntarmos à suas vitórias individuais as câmaras que ganhou em coligação. nas últimas eleições locais foram 139 as conquistas do partido então liderado por manuela ferreira leite.

quanto aos socialistas, voltam a bater recordes (depois do melhor resultado quantitativo de sempre em 2009, com josé sócrates). para já tem garantidas 136 câmaras, mais quatro que há quatro anos, considerando também o funchal – onde um independente liderou a grande coligação de vários partidos contra o psd de jardim.

ao nível do número de votos, a vítoria socialista é menos redonda: até aqui os socialistas contam 1.757.022 votos, contra os mais de dois milhões conseguidos por sócrates. é já impossível que este resultado seja ultrapassado.

a cdu, por outro lado, conseguiu dupla vitória: mais câmaras (já tem 30 garantidas, mais duas que em 2009) e em votos, terreno onde é o único a registar uma subida real.

para este factor muito contribuíram as listas independentes, que já contam com 11 câmaras, contra as sete anteriores. em votos, tem já contados 321.912.

o cds passa de uma para cinco autarquias, gahando três ao psd e uma ao ps.

david.dinis@sol.pt