Maratona contra cortes de rating

Alarmados com a avaliação negativa dos mercados ao ajustamento português, o Governo tentou fazer, nas últimas semanas, uma operação de controlo de danos para evitar o pior: uma descida do rating (classificação) da República pelas principais agência de notação financeira do mundo. À frente da operação, soube o SOL, estiveram a ministra das Finanças e…

a operação foi ‘denunciada’ pelo próprio passos coelho no conselho nacional do psd, na terça-feira. nessa reunião à porta fechada, passos falou desses contactos e das más notícias que teme poderem estar para chegar. “ficámos com a clara noção de que novos chumbos de medidas pelo tc podem levar a uma descida do rating de portugal. e isso teria como efeito quase imediato um segundo resgate”, sintetiza a mesma fonte.

o efeito não seria estranho. o governo de josé sócrates acusou precisamente o psd de ter espoletado o resgate actual com o chumbo do pec iv, em abril de 2011, levando a uma descida generalizada dos ratings da república, da banca e das empresas públicas, que sócrates e teixeira dos santos alegam ter sido o clique final para a necessidade de procurar o apoio da troika.

leia mais na edição impressa do sol já nas bancas

david.dinis@sol.pt e helena.pereira@sol.pt