nos preços dos combustíveis, os dados recolhidos pelo organismo até ao início de dezembro indicam que a média anual do valor de venda ao público da gasolina 95 era de 1,58 euros, uma descida de quase 4%. já o gasóleo apresenta um preço médio de 1,38 euros, uma redução de 5%.
a partir de 2014, é expectável que haja boas notícias para os consumidores. as previsões do banco de portugal divulgadas esta semana apontam para “a redução do preço do petróleo”. o preço médio do barril deverá passar de 81,6 euros, este ano, para 77,3 euros em 2014 e 73,8 euros em 2015.
até que ponto a evolução dos preços poderá ter impacto na utilização dos automóveis e influenciar o comportamento nas auto-estradas? o porta-voz da brisa, franco caruso, mostra-se conservador em relação a 2014, mas adianta que “os dados mais recentes evidenciam alguns sinais de recuperação, tendo abrandado a tendência de queda”. em outubro e novembro, a empresa registou uma retoma moderada do tráfego. no total do ano, deverá terminar com uma queda inferior à do ano passado, na ordem dos -4,4%.
já a relação entre as vendas de automóveis e a utilização de auto-estradas “não é linear”, diz franco caruso. “num exemplo extremo, se a taxa de aumento das vendas automóveis for igual à taxa de abate pode não se verificar qualquer alteração”, diz.