num encontro com jornalistas, a responsável admitiu que há «agentes com políticas [comerciais] muito agressivas» nas vendas de pacotes de telecomunicações porta-a-porta. «há pessoas que por falta de atenção ou por outra razão assinam o que não querem», revelou.
estas situações têm acontecido numa altura em que o mercado passa por uma forte mudança, com a fusão entre a zon e a optimus. a consolidação do sector aumentou a fúria pela angariação de clientes, em especial para os pacotes triple play (televisão, internet e telefone) e quadruple play (os três serviços mais telefone móvel).
reclamações aumentam
segundo a presidente da anacom, as políticas comerciais mais agressivas originaram um aumento do número de reclamações junto do regulador.
fátima barros revelou um caso que ocorreu já depois do anúncio da fusão da zon com a optimus, em que um cliente foi abordado à porta de casa e, julgando estar a fazer uma renovação de contrato com um dos operadores, acabou por assinar um novo contrato, ficando com duas fidelizações diferentes.
a presidente da entidade reguladora admite que a margem de actuação do organismo é limitada, mas garantiu que o assunto não está esquecido. «temos tido reuniões com os operadores», adiantou.
a responsável acredita que os esforços do regulador têm vindo a dar os frutos e que as empresas de telecomunicações estão mais sensíveis para a questão. «há uma maior preocupação de todos os operadores», considera.
queixas sobre angariação de clientes de telecomunicações aumentaram. a entidade reguladora tem alertado as empresas do sector para excessos nas vendas porta-a-porta.