Ano marcado pelo aumento do investimento estrangeiro

O mercado imobiliário português esteve um pouco mais optimista em 2013, sobretudo no terceiro trimestre. As razões prendem-se sobretudo com a entrada de um elevado número de imigrantes em Portugal, que olham para o mercado imobiliário ainda como uma oportunidade de investimento. São incentivados maioritariamente pelos Vistos Gold, com condições atractivas para estrangeiros.

estas são as principais conclusões reveladas pelo inquérito mensal de conjuntura (imc) da associação dos profissionais e empresas de mediação imobiliária de portugal (apemip) , referente ao período de janeiro a setembro de 2013.

o documento identifica expectativas optimistas face ao ano transacto, com destaque para o terceiro trimestre.

nos primeiros nove meses do ano, os segmentos que registaram o maior nível de actuação por parte das empresas de mediação imobiliária foram o residencial, os terrenos urbanos e o comércio. a indústria foi o segmento que registou o valor inferior.

arrendamento com 45% da procura

neste período do ano, no que diz respeito à dinâmica da procura o portal casayes, houve intenção de arrendamento em cerca de 45% das pesquisas efectuadas pelos utilizadores. em alguns distritos este valor foi superior a 50% – uma tendência crescente do mercado imobiliário português.

no arrendamento residencial, em 39% das pesquisas a nível nacional estabeleceram-se valores entre os 300 e os 500 euros. em mais de 38% dos casos, os valores eram inferiores ou iguais a 300 euros, e em aproximadamente 14% entre 500 a 750 euros.

verificou-se que tanto na procura como na oferta imobiliária os apartamentos representam mais de 50%, maioritariamente t2 e t3. quanto à venda, destacam-se os valores entre 75 mil e os 175 mil euros. por metro quadrado, a oferta residencial concentra-se entre 1.000 e 1.500 euros.

“apesar deste esforço e dos resultados que ele obteve, o mercado imobiliário continuou, em 2013, a reflectir o diminuto poder de compra e o escasso rendimento disponível das famílias, bem como o crescente nível de desemprego e as restrições ao nível do financiamento bancário”, refere luís lima, presidente da apemip.

vistos melhoraram perspectivas de negócio

o responsável admite que “o ano de 2013 foi também marcado por algum dinamismo quanto à captação de investimentos estrangeiros para o sector, em parte graças ao novo quadro legislativo que os vistos gold trouxeram neste campo”.

quanto às expectativas das empresas de mediação imobiliária face ao desenvolvimento do mercado para o último trimestre, são claramente positivas. há um optimismo perante a captação de investimento nacional, mas sobretudo internacional – para o qual muito contribuíram os designados golden visa.

os vistos gold asseguram um visto de residência a estrangeiros que invistam na aquisição de imóveis no valor de mais de 500 mil euros. chineses, russos e angolanos lideram os investimentos feitos até ao momento.

piedadepedro@gmail.com