Sem surpresas, muitas das respostas dos católicos vão contra a doutrina da Igreja. Ouvi comentários ao resultado, como se tivesse havido um referendo e o Vaticano o tivesse perdido. Isto é sobretudo um reforço ao apelo de Francisco para a Igreja e os seus membros saírem à rua e se preocuparem mais com a actividade pastoral e menos com a condenação e a hierarquia. Porém, o maior desafio para o Papa e a Igreja será dar conteúdo ao ecumenismo católico que é mencionado como se estivéssemos no século XV. Há muito tempo que o mundo está maior, mais diverso e mais dividido.
As sanitas de Sochi
Os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, uma cidade russa situada próximo das montanhas do Cáucaso e do Mar Negro, despertaram mais interesse antes do seu início do que depois da cerimónia de abertura, a mais gay de sempre, segundo Tim Teeman, do The Daily Beast. A razão para o interesse antes do início está nas fracas condições de estadia dos jornalistas estrangeiros presentes para cobrir o evento desportivo. No Wall Street Journal, Margaret Coker escreveu aos colegas jornalistas a pedir que parassem de se queixar das sanitas duplas, dos retratos de Putin nos quartos e da água castanha. Ao menos têm água, esclareceu, ao contrário de tantos jornalistas em cenários de guerra que não têm sequer acesso a água potável. A comparação entre Sochi e a Síria não terá razão de ser, mas ninguém pode dizer que a informação sobre as condições da estadia dos jornalistas tenha sido insuficiente. Agora falem dos atletas, das equipas, das medalhas, está bem?
Não aguentou mais
No passado domingo, o jogo Flappy Bird deixou de estar disponível para download. Até à data, 50 milhões de pessoas já o tinham descarregado no telefone ou no tablet. O seu criador, o vietnamita Dong Nguyen, afirmou que não aguentava mais, embora não tenha esclarecido exactamente o que não aguentava. Talvez o próprio jogo que criou, exasperante e maçador. Por mim, deixei de aguentar no principio, não tanto por causa da dificuldade irritante do jogo, mas sobretudo porque o design não era bonito. Ao pé de Flappy Bird, Angry Birds é para intelectuais. Descobri há tempos um fórum de alunos de Física que jogam Angry Birds com dedicação e profissionalismo. Tiny Wings é para intelectuais zen. Ambos são para pessoas que gostam de descansar os olhos em imagens bonitas enquanto jogam. Flappy Bird era para quem não liga nenhuma ao bonito e ao feio na internet e é dotado de uma persistência invulgar. Agora acabou. Venha outro mais giro.
Cantar à chuva
Por uma coincidência feliz, circulou um vídeo na internet de uma criança de pouco mais de um ano a experimentar a chuva pela primeira vez (http://www.youtube.com/watch?v=PVnIVbtf15Y). Não nos passaria pela cabeça a nós, adultos encasacados, sair para a rua e apanhar uma molha voluntariamente. Mas a criança, que nunca vira água a cair do céu, ficou numa alegria esfusiante. O melhor do vídeo é não haver nenhum adulto com medos parentais sobre doenças a estragar o prazer infantil. Pelo contrário, os adultos participam da diversão. Quem anda à chuva, molha-se. Quem não anda, também não canta à chuva, não se ri, não dança no meio da água, como o extraordinário Gene Kelly. Não se trata só de um momento de liberdade. É um instante de despreocupação. Para algumas pessoas, é mais um momento num modo de vida saudavelmente hedonista, no sentido em que encontram prazer nas mais pequenas coisas. Elas são aquela criança.
Hipnotizada
True Detective é a nova série da HBO, transmitida pelo canal TV Séries. Matthew McConaughey é o detective Rust Cohl, um niilista atormentado com um passado trágico, com frases e opiniões que ficarão para a história. O seu parceiro é Martin Hart, interpretado por Woody Harrelson, um polícia que parece mais estereotipado no seu modo de trabalhar, com a sua família e o seu adultério. Ainda estamos no segundo episódio, mas não me surpreendia que a trama desse uma grande volta. A acção acontece em dois momentos. Durante a investigação de um suposto assassínio em série há 15 ou 17 anos, e no presente, em que cada um dos detectives é interrogado por dois agentes do FBI. Até agora não vi nenhuma cena de acção ou heroísmo. Só diálogos que merecem ser vistos e revistos e interpretações que, se houver justiça neste mundo, serão premiadas com abundância. Só vos digo que cancelei os jantares marcados para as noites de domingo das próximas seis semanas.