A composição da lista é ainda desconhecida. Contudo, os nomes de Pedro Silva Pereira, Carlos Zorrinho e Jamila Madeira têm sido referidos em círculos socialistas como prováveis nos lugares cimeiros. O vice-presidente da bancada socialista José Junqueiro e Maria João Rodrigues, ex-ministra de Guterres, são outros nomes dados como possíveis.
A divulgação da lista esclarecerá também se alguns dos actuais eurodeputados ficam em Estrasburgo. Edite Estrela, que é a responsável pelo grupo socialista, Ana Gomes, Elisa Ferreira e Capoulas Santos estão em funções há mais tempo, pelo que o critério de um máximo de dois mandatos cumpridos pode contribuir para os excluir. Vital Moreira, cabeça-de-lista em 2009, pode também ficar de fora.
Alguns dos eurodeputados socialistas têm tido destaque nas últimas semanas. Edite Estrela recebeu na terça-feira o prémio de eurodeputada do ano na área do emprego e assuntos sociais. E Elisa Ferreira, responsável do Parlamento Europeu nas negociações sobre o acordo de união bancária, foi hoje elogiada por Passos Coelho, pelo papel que teve no processo esta semana concluído com êxito.
António José Seguro, porém, já fez saber que não ordenará a lista do PS com base em critérios de premiar os deputados que se distinguiram em funções e também excluiu quotas regionais. O PS no entanto deverá abrir uma excepção para um deputado da região dos Açores. Gabriela Canavilhas, ex-ministra da cultura e actual deputada, é dada como provável na quota açoriana.
O PS tem actualmente seis eurodeputados. As sondagens indicam que a 25 de Maio elegerá pelo menos oito representantes.