Seguro inclui socrático Silva Pereira

Pedro Silva Pereira, o braço direito no governo de José Sócrates integra a lista ao Parlamento Europeu que esta noite foi aprovada por unanimidade pela Comissão Política do PS.

O líder do PS dá um sinal de união interna do partido numa lista que mantém apenas dois dos actuais eurodeputados: Elisa Ferreira e Ana Gomes.

O grupo de candidatos que até agora só tinha como elemento conhecido o cabeça de lista, Francisco Assis, tem como número dois Maria João Rodrigues, ex-ministra de António Guterres.

O ex-líder parlamentar Carlos Zorrinho é terceiro e Elisa Ferreira, imdependente, surge no lugar seguinte. O açoreano Ricardo Serrao Santos, investigador especialista no mar, e também independente, aparece em quinto.

Ana Gomes e Pedro Silva Pereira ocupam os sexto e sétimo lugares.

A investigadora madeirense Liliana Rodrigues, o terceiro elelemento independente, fica em oitavo lugar, eventualmente o último com eleição assegurada, pelas actuais sondagens

Ainda com hipóteses de conseguir um lugar em Bruxelas, o ex-eurodeputado Manuel dos Santos, e a ex- presidente da câmara do Montijo Maria Amélia Antunes, surgem em nono e décimo lugares.

Nas exclusões o destaque vai para Edite Estrela, chefe do grupo socialista, e madrinha política de José Sócrates. Também Vital Moreira, cabeça de lista de 2009, Capoulas Santos, Correia de Campos, que foi ministro da Saúde de Sócrates, e o açoreano Luís Paulo Alves ficam fora de Bruxelas.

manuel.a.magalhaes@sol.pt