PS questiona Governo sobre interesse dos EUA na Base Aérea de Beja

O deputado do PS Pita Ameixa questionou hoje o Governo sobre o interesse dos Estados Unidos da América (EUA) na Base Aérea de Beja, exigindo que novas utilizações da infra-estrutura “não ponham em causa” o desenvolvimento do aeroporto.

PS questiona Governo sobre interesse dos EUA na Base Aérea de Beja
"Ainda que incrivelmente desprezado pelo Governo", o aeroporto de Beja "pode vir a ter, no futuro, um alto significado e grande impacto no desenvolvimento económico-social" da região, frisa Pita Ameixa, perguntando se o Governo "garante que novas utilizações militares" da Base Aérea n.º 11 "não contendem com o desenvolvimento do aeroporto".

 

Todas as iniciativas que possam contribuir para o pleno aproveitamento dos recursos e o desenvolvimento das regiões de Portugal "devem ser merecedoras de uma apreciação à partida positiva", "desde que não ponham em causa outros projectos válidos e os superiores interesses nacionais", defende o deputado do PS eleito por Beja.

 

Segundo Pita Ameixa, reportando-se a notícias recentes, os EUA estarão interessados em instalar na Base Aérea n.º 11 uma Força de Reacção Rápida do seu dispositivo responsável por missões militares em África, o que implicaria a instalação em Beja de 500 fuzileiros americanos e respectiva logística.

 

De acordo com as notícias, refere o deputado, os EUA já realizaram "contactos adequados para o efeito" com as autoridades portuguesas e uma delegação do país terá visitado a Base Aérea n.º 11 no segundo semestre de 2013.

 

Através da pergunta, o deputado também quer saber qual a situação actual e qual "a perspectiva de real concretização" da instalação na Base Aérea n.º 11 de uma escola de pilotos da força aérea da Coreia do Sul e outra da força aérea do Canadá.

Lusa/SOL