"Esta cidade fantástica desempenha um papel crucial no objectivo comum de intensificação das relações entre Portugal e a China", disse Cavaco Silva, num banquete oferecido pelo líder do governo municipal de Xangai, Yang Xiong.
Xangai – uma metrópole cuja paisagem é dominada por arranha-céus e uma densa rede de vias de elevadas, quase todas construídas nos últimos vinte anos – tem uma área pouco maior do que o Algarve e cerca de 24 milhões de habitantes.
Recordando a anterior visita a Xangai, em Abril de 1994, como primeiro-ministro, o Presidente português afirmou: "Hoje vejo erigido um projecto grandioso, que me foi apresentado "no papel" pelas autoridades de então".
"Processos desta dimensão exigem grande determinação e visão estratégica. Xangai demonstrou ter essas capacidades", acrescentou.
Cavaco Silva iniciou, na segunda-feira, em Xangai uma visita de uma semana à China destinada a reforçar as relações bilaterais e a promover Portugal como "um parceiro fiável" da nova potência emergente na Ásia Oriental.
É a primeira visita de um chefe de Estado português à China desde 2005.
Lusa/SOL