Espanha só liga ao Sevilha, Itália lembra maldição de Guttmann

A imprensa desportiva internacional está inevitavelmente de olhos postos na final da Liga Europa em Turim. 

Os jornais espanhóis dedicam quase toda a sua atenção ao Sevilha, acompanhando a partida da equipa para a cidade italiana, os treinos e os comentários de jogadores.

A Marca refere os três jogadores portugueses que integram a equipa andaluza: Daniel Carriço, Beto e Diogo Figueiras – este último com passagen na formação do Benfica.

Os três atletas lusos do Sevilha defendem que não há favoritos à vitória no jogo desta noite e Diogo Figueiras ressalva: “Quero ganhar a final apesar de ter o Benfica no coração”.

“Conheço muitas pessoas no clube. Quando era novo sonhava em vestir a camisola do Benfica e quem sabe se um dia não poderei voltar mas agora só penso na vitória do Sevilha”, afirma o jogador.

Os jornais espanhóis destacam ainda as declarações de Jorge Jesus e do jogador do Sevilha, Rakitic. O croata acredita que os espanhóis vão sair vencedores do encontro: “Estamos a 100%, tanto no que toca à capacidade física como em pensamento. Tivemos jogos bons e jogos menos bons mas para [hoje] vamos estar ao mais alto nível”, pode ler-se na Marca.

Sobre o Benfica, a maldição de Bela Guttmann é mencionada tanto pelos desportivos espanhóis como pelo italiano La Gazzetta dello Sport.

“O fantasma de Guttman também paira no Estádio da Juventus. Perderem sete finais europeias, inclusive a do ano passado, em linha com a profecia do antigo treinador (“Nem daqui a cem anos o Benfica vai vencer uma Liga dos Campeões”, disse o treinador depois do triunfo de 1962)”, refere o diário desportivo transalpino.

La Gazzetta dello Sport recupera ainda as declarações de Jorge Jesus, que desvaloriza a maldição: “Não pensamos nisso. Os jogadores são jovens, não conhecem as histórias do passado”.

rita.porto@sol.pt