As provas decorrerão em espaços desportivos da cidade e nos equipamentos de várias escolas, que darão também apoio em questões logísticas de alimentação, alojamento, e de dinamização cultural. Até domingo, e para além dos 2500 atletas, estarão envolvidos neste evento várias centenas de professores e voluntários. A cerimónia de abertura decorrerá amanhã à noite, no MEO Arena, no Parque das Nações e, contará com a presença do seleccionador nacional, Paulo Bento, que é também o embaixador do desporto escolar.
Ao longo do ano, o desporto praticado na escola proporciona a cerca de 180.000 jovens a prática de 37 modalidades desportivas em todos os estabelecimentos de ensino do país, visando promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade. Além disso, esta disciplina procura também promover estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania activa.
As modalidades que estarão em prova neste fim-de-semana são 19: andebol, actividades rítmicas e expressivas, atletismo, badminton, basquetebol, boccia, canoagem, desportos gímnicos, futsal, natação, orientação, patinagem, rugby, surf, ténis, ténis de mesa, vela, voleibol e xadrez.