Lisboa, capital do desporto escolar até domingo

Nos próximos três dias, cerca de 2500 alunos de todas as zonas do país estarão em Lisboa para disputar os campeonatos nacionais de desporto escolar. Espalhados por mais de vinte locais, os atletas vão competir em várias modalidades, desde as mais tradicionais, como basquetebol ou andebol, até ao surf, rugby ou ao xadrez.

As provas decorrerão em espaços desportivos da cidade e nos equipamentos de várias escolas, que darão também apoio em questões logísticas de alimentação, alojamento, e de dinamização cultural. Até domingo, e para além dos 2500 atletas, estarão envolvidos neste evento várias centenas de professores e voluntários. A cerimónia de abertura decorrerá amanhã à noite, no MEO Arena, no Parque das Nações e, contará com a presença do seleccionador nacional, Paulo Bento, que é também o embaixador do desporto escolar.

Ao longo do ano, o desporto praticado na escola proporciona a cerca de 180.000 jovens a prática de 37 modalidades desportivas em todos os estabelecimentos de ensino do país, visando promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade. Além disso, esta disciplina procura também promover estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania activa.

As modalidades que estarão em prova neste fim-de-semana são 19: andebol, actividades rítmicas e expressivas, atletismo, badminton, basquetebol, boccia, canoagem, desportos gímnicos, futsal, natação, orientação, patinagem, rugby, surf, ténis, ténis de mesa, vela, voleibol e xadrez.

rita.carvalho@sol.pt