MUDE inaugura ‘Os Iconoclastas – Anos 80’

Uma exposição com cerca de 70 peças do Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, vai ser inaugurada na quinta-feira para recordar a importância dos anos do experimentalismo da década de 80 do século XX. 

De acordo com informação divulgada hoje pelo MUDE, a exposição intitula-se "Os Iconoclastas Anos 80" e ficará patente no primeiro piso do museu até 31 de Agosto, com entrada livre.

A data de abertura desta nova mostra – 22 de Maio — assinalará o 5.º aniversário do MUDE — Museu do Design e Moda, Colecção Francisco Capelo.

A exposição apresenta um conjunto de 70 peças de moda e design do acervo do MUDE escolhidas pelas formas e as silhuetas, "que com as suas características marcantes contextualizam toda uma época revolucionária na criatividade e na liberdade de expressão", explica o museu.

O percurso expositivo abre com uma peça emblemática dos estilistas Vivienne Westwood e Malcolm McLaren, criada em 1977, e apresenta pontualmente peças seleccionadas dos anos 1990 "que representam bem a subversão das formas e dos pressupostos, só possível pelos anos de experimentalismo e pesquisa da década anterior".

Além destes criadores britânicos, vão ser apresentadas peças de Anish Kapoor, John Galliano, Dan Friedman, Tom Dixon, Ron Arad, Thierry Mugler, Claude Montana, Gaetano Pesce, Alessando Mendini, Michele de Lucchi, Romeo Gigli, Kenzo, Pedro Silva Dias, Christian Lacroix, Tomás Taveira, Grès, Yves Saint-Laurent, Romeo Gigli, Eduardo Souto Moura, Jean-Charles de Castelbajac, Manuela Gonçalves, Issey Miyake, Andrea Branzi, entre outros.

Para criar esta exposição, o MUDE procurou "a desconstrução dos códigos e dos modelos vigentes e, simultaneamente, o reinventar da tradição, colocando em diálogo a moda e o design de produto".

A mostra é composta por sete núcleos: "Gestos Transgressores", "Piratas e Piratarias", "Silhuetas Singulares", "Ultrarromânticos", "Tradição Renovada", "As Artes no Exercício do Design" e "Novos Paradigmas".

"Os Iconoclastas Anos 80" tem curadoria de Bárbara Coutinho e Anabela Becho, arquitectura do ateliê Sérgio Fazenda Rodrigues + Rita Dourado, Arquitectos e design de comunicação de Paula Guimarães.

A exposição inaugura na quinta-feira, às 19h00, e estará patente até 31 de Agosto.

Lusa/SOL