Greg Heffley, um miúdo de 12 anos razoavelmente desastrado, empacotado entre um irmão mais velho e um mais novo, é o protagonista dos vários ‘Diary of a Wimpy Kid’ e é assumidamente uma versão adolescente e de cartoon do autor.
A série deu imensa popularidade a Jeff Kinney, cuja carreira começou como designer de jogos num website para crianças. A série, com 11 títulos, foi editada em mais de 40 países e totaliza, segundo a editora que a distribui em Portugal, a Booksmile, mais de 115 milhões de exemplares vendidos. 540 mil chegaram às mãos de jovens leitores portugueses.
Em 2013, Kinney foi considerado pela Forbes o sexto autor mais bem sucedido no mundo , tendo auferido cerca de 24 milhões de dólares e cada novo título permanece durante semanas no top de vendas do New York Times.
Numa entrevista a este jornal norte-americano, Kinney, nascido em 1971, sustenta que um dia porá fim à série: “Todos os bons cartoonistas sabem quando parar. Há algo de sinistro num homem de 60 anos que escreve livros sobre a perspectiva de um miúdo de 12”.
Até lá, não se sabe quantos mais diários e derivações Kinney irá lançar.