Francisco Assis, PS
"Inicia-se um novo ciclo na vida política portuguesa. A direita vai ter uma verdadeira derrota histórica e o PS tornou-se novamente o maior partido político português. Ficou evidente que os portugueses querem uma mudança"
"É claro que os portugueses querem mudar e que rejeitam a política que tem sido seguida desde há três anos a esta parte"
"Uma coisa é certa: Só em torno do PS é possível construir uma alternativa política vitoriosa em Portugal. Somos, de novo, o maior partido político português, reconciliámo-nos com o país e aumenta a nossa responsabilidade histórica numa fase decisiva da vida nacional"
Paulo Rangel, Aliança Portugal
"Nada autoriza, nada admite a mistificação que o doutor Francisco Assis ensaiou hoje às oito da noite. Digo isto, aliás, com alguma preocupação democrática"
"Qualquer pessoa que olhe para estes resultados com isenção e com naturalidade não deixará de dar os parabéns ao PS, mas não poderá entrar na euforia nem no tipo de condicionamento da opinião pública que ali foi feito"
"Mesmo que se confirmassem as melhores projeções, o que não é provável, os resultados do PS não são de molde à exultação, nem a vitória estrondosa, nem a vitória histórica. Aliás, basta comparar históricos do próprio PS para logo perceber isso"
João Ferreira, CDU
"Uma saudação a todos os que se juntaram à CDU nestas eleições, tornando possível o que terá sido, seguramente, um grande resultado, um dos maiores de sempre em eleições para o Parlamento Europeu"
"Há uma redução da expressão eleitoral do conjunto dos partidos da 'troika'. PSD, PS e CDS têm, face a eleições anteriores, uma redução da sua expressão eleitoral"
Marinho Pinto, MPT
"Considero o resultado natural dado o processo no qual intervim voluntariamente e conscientemente, com o objetivo de ser eleito"
"Satisfaz-me [ficar à frente do BE], por um lado, mas lamento porque tinha uma cabeça de lista [Marisa Matias} que eu respeito muito e é muito válida, do ponto de vista político, e dirijo-lhe a partir daqui uma saudação, independentemente da confirmação, ou não, dessa projeção"
"Temos de represtigiar a democracia e a política: redignificar a democracia e a política e o regime, que está pelas horas da amargura, tenho esse objetivo e vou tentar conseguir"
Marisa Matias, BE
“Não tenho nenhum medo da palavra derrota”
"As projeções, hoje, davam ainda a possibilidade de podermos eleger um segundo deputado e isso não se confirmou. Não foi um bom resultado mas como digo continuaremos a dar a nossa luta. Faremos esse trabalho sem traições, com respeito por quem confiou em nós"
"Estou certa que fomos a força política que colocamos a debate aquelas que deveriam ter sido as discussões nas eleições europeias"
Rui Tavares, Livre
"O Livre tem oito semanas, em algumas sondagens nem aparecíamos. E não estava nas previsões que o Livre, no primeiro ato eleitoral em que participa, fosse o melhor estreante de sempre em eleições europeias. Quebrámos todos os melhores resultados anteriores de partidos estreantes"
"Se fossem eleições legislativas, tínhamos um grupo parlamentar, com dois deputados"
"Não tenho frustração por não ter sido eleito. Se a intenção fosse ser eleito, poderia ter aceitado integrar as listas do PS, em lugar seguro e elegível. Considerei, como outras pessoas, que era essencial criar um outro tipo de partido e que Portugal não podia continuar com o mesmo tipo de partidos"
SOL com Lusa