Violência doméstica contra homens… faz sorrir

Como é que as pessoas reagem a uma cena de violência doméstica no meio da rua? A pergunta serve de base à experiência da organização não-governamental ManKind Iniciative. E a resposta é inquietante: as reacções dependem do género da vítima.

A mesma cena, o mesmo casal, a mesma rua. As personagens só trocam entre si o papel de vítima e agressor. E os resultados são surpreendentes.

Quando é o homem a atacar a mulher, há várias pessoas que se aproximam do casal, chamam o homem a atenção, tentam certificar-se de que a vítima está em segurança e ameaçam chamar a polícia.

Quando o agressor é a mulher, os transeuntes olham e sorriem perante a cena. Ninguém se aproxima para ajudar ou tentar parar as agressões.

As imagens servem para a Mankind Iniciative chamar a atenção para o problema da violência doméstica sobre os homens. Esta organização sedeada no Reino Unido dedica-se a denunciar este fenómeno e a apoiar vítimas de violência doméstica no masculino.

Entre os objectivos da organização não-governamental está tentar que os homens que são vítima de abusos e agressões possam ter direito ao mesmo tipo de apoio que as mulheres que sofrem nas mesmas situações.

Veja aqui o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Jy5vRGtKPY0

Conheça a organização que lançou a experiência:
http://www.mankind.org.uk/

margarida.davim@sol.pt